Jogo Ceará X Internacional terá obrigação de uso de máscara cirúrgica; veja protocolo detalhado

Ceará já tem mais de 3 mil torcedores validados para jogo contra o Internacional

Após a confirmação oficial da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) de que o jogo entre Ceará x Internacional, às 19 horas da próxima quarta-feira (6), terá presença de público na Arena Castelão, o Alvinegro detalhou o protocolo para a partida, confirmando que mais de 3 mil torcedores já estão com a pesença validada.

Em entrevista coletiva, o protocolo de retomada dos jogos com público foi detalhado pelo diretor de promoções e atividades sociais do Ceará, Veridiano Pinheiro, e pelo gerente de tecnologia do clube, Marcos Medina (veja vídeo completo abaixo).

Principais pontos do protocolo

  • Obrigatório o uso de máscara cirúrgica. Não será permitido o acesso de quem estiver utilizando máscara de tecido;
  • Os portões serão abertos 2 horas e 30 minutos antes do início da partida, para escalonar os acessos e evitar aglomerações externas e internas, e fechados 30 minutos antes do início do jogo;
  • Fechamento das Vias: Bloqueio do perímetro de segurança com barreiras físicas, em todos as vias do entorno imediato, com 4 horas antes da partida, sendo liberado o acesso nas barreiras somente de sócios portadores de comprovante do check-in;
  • Proibido o acesso de ambulantes em torno da Arena Castelão;
  • Barreira de checagem dos ingressos digitais, em cada extremidade dos portões de acesso para garantir que somente torcedores com ingresso destinado a esses portões entrem
  • Proibida a venda de bebidas alcoolicas;
  • Patrulhas em todos os setores do Castelão e orientando os torcedores para que possam manter o distanciamento e utilizar corretamente a máscara;

Até esta sexta-feira (1º), cinco dias antes do jogo, mais de 3 mil torcedores já realizadam cadastro para a partida.

Fiscalização pós-jogo

Um dos aspectos mais relevantes, e que foi exigido pela Sesa, foi do acompanhamento durante 14 dias após o jogo de todos os torcedores presentes.

"Criamos uma plataforma para o acompanhamento disso, iremos enviar ao torcedor um link para ele responder um formulário, que é obrigatório e condiciona a ida dele ao próximo jogo. Se não responder o formulário, infelizmente não terá como ir ao próximo jogo. O objetivo é monitorar se ele apresentou algum sintoma. Essa informação será enviada às autoridades sanitárias. Vamos monitorar todas as pessoas que estão dentro do evento", garantiu Veridiano.

Acesso ao estádio

Medina garantiu que todos os portões da Arena Castelão estarão abertos e detalhou também como será o acesso do torcedor ao estádio.

"Teremos barreiras sanitárias antes das catracas, em que será realizada leitura digital, pelo celular, dos torcedores. Se der ok, sobe para a esplanada para acessar as catracas. Se não passar, vai ter um ponto de atendimento para checar. Ao chegar, o torcedor vai escolher o portão de entrada, e somente poderá entrar por ele, para evitar que haja aglomeração", disse Medina.

Aumento de capacidade

Por tratar-se de um evento-teste, a capacidade de público será reduzida. O clube conta com a colaboração do torcedor para que o teste seja aprovado e isso possa facilitar o aumento de capacidade para jogos futuros.

"Nós estamos lutando para aumentar o percentual (de público). Claro que temos que trabalhar com possibilidades. Vamos ver qual vai ser a repercussão deste evento-teste. Temos 6.300 lugares autorizados pelo governo e passamos dos 3 mil cadastros validados com a segunda dose da vacina. Então, já temos metade das pessoas aptas", disse Veridiano.