Prefeito de Quixadá e secretários são afastados em operação do MPCE e Polícia Civil
A operação tem o objetivo de combater crimes de falsidade e desvio de dinheiro público no serviço de coleta de lixo no município do Sertão Central. Desembargador afastou prefeito em 180 dias
Uma operação do Ministério Publico do Estado do Ceará (MPCE) com o apoio da Polícia Civil afastou, na manhã desta quinta-feira (16) o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, e secretários do município. Batizada de "Fiel da Balança", a ação em o objetivo de combater crimes de falsidade e desvio de dinheiro público no serviço de coleta de lixo na cidade do Sertão Central. O prefeito foi afastado de suas funções, por ordem do desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva por 180 dias.
De acordo com o MPCE, foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Interior e em Fortaleza. Em Quixadá, os agentes foram à sede da prefeitura, "em residências de agentes públicos e privados e na sede da empresa RPC Locações e Construções Eireli-EPP", informou o órgão em nota.
Os investigados também tiveram os sigilos fiscal e bancário quebrados por ordem da Justiça. A decisão também é do desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva.
A operação é encabeçada pelo MPCE por meio da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), e conta com o auxílio do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e Promotorias de Quixadá, além do apoio da Polícia Civil do Estado.
A operação ainda está em andamento e mais informações devem ser divulgadas ao longo do dia.