Covid-19: sistema penitenciário cearense já produziu 25 mil máscaras de proteção

Segundo o titular da SAP, Mauro Albuquerque, o objetivo da Secretaria é produzir 150 mil máscaras

Escrito por Redação ,
Legenda: As máscaras são produzidas por 52 detentos capacitados pelo Senai
Foto: Foto: Divulgação/SAP

Internos e internas do sistema penitenciário cearense já produziram 25 mil máscaras de proteção, para serem utilizadas no combate ao novo coronavírus, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A Pasta informa que as máscaras são produzidas por 52 detentos que foram capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e que serão utilizadas em 30 unidades prisionais do Estado.

Segundo o titular da SAP, Mauro Albuquerque, o objetivo da Secretaria é produzir 150 mil máscaras. “Já temos 6 unidades prisionais em plena operação na produção das máscaras. Hoje o Estado do Ceará sai na frente e garante máscaras de proteção a todos os presos que saem para o banho de sol, além da proteção dos nossos servidores. Em breve chegaremos a 150 mil unidades produzidas e manteremos como uma política permanente do sistema. Esse trabalho é possível com o firme apoio da Cruz Vermelha, do Senai e as empresas que fizeram doação de matéria-prima”, afirma.

Detenta da Cadeia Pública do Crato, Adriana Moraes destaca a importância do trabalho: “Para nós esse projeto chegou num momento oportuno. Nessa situação crítica de pandemia, a produção de máscaras é muito importante. Uma das coisas que nos deixa mais felizes é saber que ajudamos as pessoas da cadeia do Crato e as pessoas de outras unidades”.

Foto: Foto: Divulgação/SAP

Presídios têm mais de 180 casos de Covid-19

Até a semana passada, o sistema penitenciário cearense tinha pelo menos 182 casos de Covid-19, sendo 130 agentes penitenciários e 52 presos (28 mulheres e 24 homens), conforme informações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A SAP não divulgou os números.

Mesmo com 28 casos da doença registrados, o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), recebeu 51 detentas oriundas da Unidade Prisional de Sobral. A Secretaria da Administração Penitenciária informou que "não fornece detalhes sobre transferência de internos ou internas dentro do sistema prisional, por questão estratégica de segurança".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados