Poucas chuvas nas últimas 24 horas

O Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas isoladas na faixa litorânea pelo período desta manhã

Escrito por Redação ,

Choveu em apenas 23 municípios entre as sete horas desta quarta-feira e sete horas desta quinta, de acordo com as primeiras informações divulgadas há pouco pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A principal precipitação foi em Araripe, com 18 milímetros. Os dados serão ainda atualizados ao longo do dia.

Segundo a Fundação, "existem nuvens sobre o Ceará. Essa nebulosidade está associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), padrão observado nos últimos dias".

O presidente da Funceme Eduardo Sávio seguiu para Brasília a fim de fechar um acordo de cooperação com a Agência Nacional de Águas (ANA) sobre operação de reservatórios e monitoramento de secas. Ele explicou que estamos tendo nas últimas horas mais precipitações na Zona Norte, próximo à costa. Veja entrevista.

 
Previsão

Segundo as previsões da Fundação, "áreas de instabilidade atmosférica devem permanecer atuando no setor norte do Nordeste brasileiro. Por isso, entre a madrugada e a manhã, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas isoladas na faixa litorânea. Ao longo do dia, céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões cearenses".

Para esta sexta-feira,"no centro-norte do Estado, céu com nebulosidade variável e com chuvas isoladas. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens ao longo do dia. Para este sábado, "no norte do Estado, céu com nebulosidade variável e com chuvas. No centro, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva. No sul cearense, céu parcialmente nublado".


* 10 maiores chuvas por Municípios no dia:

- Araripe: 62.0 mm

- Santana Do Cariri: 40.0 mm

- Barbalha: 30.0 mm

- Assaré : 28.0 mm

- Mauriti: 19.0 mm

- Crato : 18.4 mm

- Juazeiro Do Norte: 18.0 mm

- Tururu: 16.0 mm

- São Gonçalo Do Amarante: 13.6 mm

- Milagres: 12.2 mm