Chove em mais de 60 cidades e clima fica mais ameno em algumas regiões do Estado

Previsão da Funceme para os próximos dois dias são de nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões

Escrito por Redação ,
Legenda: Clima ameno em Brejo Santo
Foto: Adailton Gonçalves/Vc Repórter

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em pelo menos 69 municípios entre as 7h desta terça-feira (19) e as 7h desta quarta-feira (20). Com as chuvas o clima ficou mais agradável em alguns municípios. Maiores registros ocorreram em cidades localizadas em regiões distintas: Pedra Branca, Granja e Iracema. 

Em Pedra Branca, na Região Central, a temperatura mínima foi de 22ºC nesta terça-feira.  De acordo com o  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima para o município nesta quarta deve ser de 21º C. A previsão para quarta no município é de tempo nublado com possibilidade de chuva isolada. A previsão do órgão, para Granja, na Região Norte, é de tempo nublado a parcialmente nublado com chuva isolada e mínima de 19°C.

Já para Iracema, no Vale do Jaguaribe é de céu nublado com chuva isolada. A mínima no municipio pode chegar até 22°C. Em Ubajara, na Região da Ibiapaba amanheceu com forte neblina. A mímina prevista para o município segundo dados do Inmet é de 19ºC. E por falar em frio, duas cidades cearenses ficaram entre as que registraram menor temperatura do Nordeste. São elas: Tauá com 20°C e Tianguá que chegou a registrar mínima de 19,7°C nos temômetros.

Chuvas nas regiões

As maiores precipitações da região foram em Pedra Branca (60 milímetros), Granja (50 milímetros), Iracema (42,4 milímetros), Pires Ferreira (33 milímetros) e Monsenhor Tabosa (28 milímetros). Os dados do intervalo das últimas 24 horas ainda são parciais e devem ser atualizados o longo do dia. Em Fortaleza choveu 23 milímetros no Posto Água Fria. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para capital é de tempo nublado a parcialmente nublado com chuva isolada. A máxima esperada é de 31°C e a mínima de 24ºC. A umidade mínima será de 60% e máxima de 95%.

Maiores chuvas por posto no período:

  1. Pedra Branca (Posto: Mineirolandia) : 60.0 mm
  2. Granja (Posto: Granja) : 50.0 mm
  3. Iracema (Posto: Canafistula) : 42.4 mm
  4. Pedra Branca (Posto: Pedra Branca) : 36.4 mm
  5. Pires Ferreira (Posto: Pires Ferreira) : 33.0 mm
  6. Mombaça (Posto: Fazenda Iemem) : 32.0 mm
  7. Granja (Posto: Tiaia De Baixo) : 29.0 mm
  8. Piquet Carneiro (Posto: Ibicua) : 28.0 mm
  9. Guaraciaba Do Norte (Posto: Guaraciaba Do Norte) : 28.0 mm
  10. Monsenhor Tabosa (Posto: Monsenhor Tabosa) : 28.0 mm


Previsão para os próximos dias

Quarta-feira (20):

  • Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva nos litorais do Pecém e de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, chuva isolada.

Quinta-feira (21):

  • Predomínio de nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões.

Sexta-feira (22):

  • Predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões.


Água nos principais reservatórios

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) informa que atualmente 39 açudes estão sangrando e outros 56 reservatórios com volume acima de 90%. Os maiores açudes do Ceará, como por exemplo, o Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem 15,69% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 26,73% do volume máximo. E o Banabuiú está com 12,20%.