Chove com baixa intensidade; confira lista das maiores precipitações em 24h

O mês de maio se pronuncia como dos mais fracos em termos de chuvas. Além do baixo número de municípios que registraram precipitações, a intensidade é outro fator de preocupação

Escrito por Redação ,

Continua a chover pouco no mês de maio, o último da chamada quadra invernosa. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em apenas 13 municípios entre as sete horas desta terça-feira e as sete horas de hoje, de acordo com atualização no seu site às 8h45. A maior precipitação aconteceu em Viçosa do Ceará, com 21,2 milímetros. Os dados serão renovados ao longo do dia.

Segundo a Funceme, "a nebulosidade no Estado está associada à proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Previsão

A previsão para o restante do dia é a seguinte: "céu com nebulosidade variável e com chuvas isoladas na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões cearenses, céu parcialmente nublado no decorrer do dia".

Para amanhã, "áreas de instabilidade atmosférica devem permanecer atuando no setor norte do Nordeste brasileiro. Por isso, entre a madrugada e manhã, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas isoladas na faixa litorânea. Ao longo do dia, céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões cearenses".

Para esta sexta-feira, "no centro-norte do estado céu com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no decorrer do dia. Nas demais regiões cearenses, céu parcialmente nublado ao longo do dia".

 

Maiores chuvas por municípios no dia:


Viçosa do Ceará: 21.2 mm

Itapipoca: 16.8 mm

Jardim: 8.0 mm

Aracoiaba: 7.0 mm

Pacujá: 6.3 mm

Ubajara: 6.0 mm

Miraíma: 5.9 mm

Amontada: 4.0 mm

Brejo Santo: 3.0 mm