General Augusto Heleno confirma que testou positivo para coronavírus

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) informou ainda, via rede social, que aguarda o resultado da contraprova

Escrito por Redação ,
Legenda: Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, General Heleno tem 72 anos e faz parte do grupo de risco
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, confirmou que testou positivo para o coronavírus, em publicação feita em suas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (18).

Ele informou que realizou o exame no Hospital das Forças Armadas (HFA) e que o resultado do segundo exame deu positivo. "Aguardo a contraprova da FioCruz", escreveu. 

Ainda conforme o general, apesar da confirmação, ele não apresenta nenhum dos sintomas relacionados ao Covid-19, como febre ou falta de ar. "Estou isolado, em casa, e não atenderei telefonemas", acrescenta ele na publicação. 

O primeiro exame feito pelo ministro, na semana passada, tinha dado negativo. 

18º infectado

Augusto Heleno tem 72 anos de idade e, portanto, faz parte do chamado grupo de risco, público mais vulnerável ao contágio do coronavírus. 

Caso teste positivo para o coronavírus, ele será o 18º integrante da comitiva presidencial que viajou aos Estados Unidos a ser confirmado com a doença.

Balanço

O Brasil registrou a primeira morte em decorrência do coronavírus nesta terça-feira (17). A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Ele tinha diabetes e hipertensão.

No País, o Ministério da Saúde contabilizava, até esta terça, 290 infectados. As secretarias estaduais de saúde, entretanto, contabilizam mais de 300 casos confirmados.

Em mais recente balanço, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou 11 casos de coronavírus no Ceará. 

 > Diário lança e-book para compartilhar pelo WhatsApp

Tire as dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Casos confirmados no Brasil

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados