Sepultamento do corpo de Landim adia sessões

Além do governador do Estado e colegas do ex-deputado, enterro mobilizou quase toda a cidade de Brejo Santo

Escrito por Redação ,
Legenda: Familiares, deputados e servidores da Assembleia conduziram o caixão com o corpo de Welington Landim em Fortaleza e em Brejo Santo
Foto: Foto: Kleber a. Gonçalves

O corpo do ex-deputado estadual Welington Landim foi sepultado à noite de ontem no cemitério público do Município de Brejo Santo, após a celebração de uma missa e um velório que aconteceram no ginásio poliesportivo da cidade. O governador do Ceará, Camilo Santana, o presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque, vários deputados estaduais, prefeitos da Região do Cariri, outras lideranças políticas e os familiares participaram dos funerais.

Welington Landim morreu na última terça-feira, pela manhã, de falência cardio-circulatória, após dez dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Mateus, em Fortaleza, com um quadro de meningite bacteriana que o deixou permanentemente em coma durante todo o período.

Antes de ir para Brejo Santo, Município onde iniciou sua carreira política sendo prefeito, o corpo de Landim foi velado por poucas horas no plenário da Assembleia Legislativa, que presidiu por um período de quatro anos. Houve missa de corpo presente. No aeroporto de Juazeiro do Norte, à noite de terça-feira, políticos e populares também homenagearem o ex-deputado.

No ginásio poliesportivo de Brejo Santo, o velório começou na manhã de ontem. A cidade praticamente parou para homenagear seu filho ilustre até o momento do sepultamento já tarde da noite de ontem. A estimativa era de que mais de cem mil pessoas passaram diante do caixão no centro do campo.

Homenagem

Embora tivesse programado que a Assembleia Legislativa retomaria suas atividades normais de plenário hoje, entendimento da Mesa Diretora, ontem, era o de não haver clima para ter sessão na manhã de hoje. Quase todos os deputados foram acompanhar o sepultamento e só tinham previsão de chegada em Fortaleza na madrugada de hoje.

Só na sexta-feira os deputados voltarão a plenário. A pauta de votação prevista para hoje ficou adiada para a próxima semana, inclusive uma emenda à Constituição para regularizar a situação de licença maternidade da deputada Laís Nunes, já afastada para cumprir o resguardo.

Na primeira sessão ordinária do Legislativo cearense será lido o projeto de autoria do deputado Fernando Hugo, um dos mais próximos a Welington, dando o nome do deputado morto ao trecho da Transposição de Águas do Rio São Francisco, no Ceará. Welington Landim foi um dos maiores batalhadores pela construção daquela obra.

No mês passado, numa visita a trechos da Transposição, o deputado ressaltava, em Jati, onde está sendo concluída a barragem que receberá a água do Rio São Francisco, a importância do empreendimento para todo o Estado do Ceará, especialmente para a Região do Cariri e mais especificamente a cidade de Brejo Santo, que ele irá ser "a cidade dos lagos", tanto as barragens que será construídas em toda a extensão do Município.

Ontem, ainda na parte da manhã, pessoal da limpeza da Assembleia ainda retirava coroas de flores mandadas por centenas de pessoas homenageando o morto. O plenário, também, onde aconteceu o velório, precisou de serviços especiais de limpeza.