Roberto Cláudio anuncia marcações em filas de lotéricas e entrega antecipada de leitos em UPAs

A medida que será colocada em prática em agências lotéricas e bancárias visa diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus

Escrito por Redação ,
Legenda: Bancos e agências lotéricas terão marcação em cal para definir distâncias entre pessoas
Foto: Darley Melo

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou em transmissão ao vivo na noite desta terça-feira (31) a implantação de marcas no chão para organizar filas de bancos e agências lotéricas para evitar possíveis transmissões de coronavírus, além de divulgar a antecipação da entrega de leitos de expansão das Unidades de Pronto Atendimento (Upas) geridas pelo município. 

Roberto Cláudio, diagnosticado como portador do novo coronavírus, garantiu ainda que a quarentena pessoal termina na quinta-feira (2) e na sexta-feira volta a cumprir compromissos fora de casa. 

Em relação às lotéricas e bancos, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) ficará responsável por fazer marcações com cal nos principais estabelecimentos do tipo na cidade. A medida foi tomada diante da aproximação do período do mês em que as pessoas geralmente sacam salários e benefícios e pagam as contas. 

Outro ponto abordado pelo prefeito foi a antecipação da entrega dos leitos extras de cinco Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) geridas pelo município. O prazo inicial estava marcado para até o dia 30 de abril. Contudo, todas deverão ser entregues até o dia 15, sendo a primeira, no bairro Edson Queiroz, na sexta-feira (3). 

"Serão 140 leitos a mais, o que vai aumentar nossa capacidade de atendimento, de resolução em relação ao COVID 19, mas também às outras viroses tão frequentes e que demandam tanto atendimento nas UPAs essa época do ano".

Os equipamentos contemplados são:

  • UPA do Dendê, no Bairro Edson Queiroz (20 leitos)
  • UPA do Bom Jardim (20 leitos)
  • UPA do Vila Velha (20 leitos)
  • UPA do Jangurussu (40 leitos)
  • UPA do Itaperi (40 leitos)


Hospital de campanha

Um dos primeiros compromissos de Roberto Cláudio ao sair da quarentena pessoal é a visita à montagem do hospital de campanha que ocorre no Estádio Presidente Vargas (Benfica). Segundo o gestor, a estrutura deverá estar pronta em 20 de abril para atender os casos mais graves do novo coronavírus. 

"Estamos correndo em paralelo com a aquisição de equipamentos, máquinas, insumos e contratação de pessoal. Mais de 500 profissionais da saúde irão trabalhar no hospital de emergência Presidente Vargas", colocou o prefeito. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados