Exposições e cinema são destaques da programação cultural em Fortaleza; confira agenda da semana

Com a retomada de algumas atividades da cultura liberadas para funcionar presencialmente, a Capital retoma aos poucos as atrações

Escrito por Redação ,
Legenda: Retomada do Espaço Cultural Unifor apresenta exposição de Stênio Burgos
Foto: Ares Soares
Legenda: Retomada do Espaço Cultural Unifor apresenta exposição de Stênio Burgos
Foto: Foto: Ares Soares

Com programação diversa, agenda cultural encerra setembro e inicia outubro com atrações para todos os gostos. Embora o Governo do Estado do Ceará tenha liberado a realização de determinados eventos, como música ao vivo e cinemas, as lives ainda são apostas. 

Com a liberação do funcionamento de museus, Fortaleza conta com diversas exposições em cartaz, entre elas "Stênio Burgos – Realtopia", no Espaço Cultural Unifor, e O olhar não vê. O olhar enxerga” e “Não danifique os sinais”, no Museu da Fotografia Fortaleza. 

Além disso, os amantes da sétima arte têm opção de conferir a Mostra Retrospectiva Krzysztof Kieslowski no Cinema do Dragão, que apresenta 10 filmes do cineasta polônes. Veja a programação completa da semana: 

MÚSICA 

Roberta Miranda 

Segunda (28), às 20h, no Youtube 

A pedido dos fãs, Roberta Miranda fará mais uma live nesta segunda-feira (28), mas dessa vez, o objetivo é comemorar o aniversário de 64 anos da cantora. A transmissão começa às 20h.  

Ana Carolina 

Foto: Reprodução / Instagram

Terça (29), às 20h, no Youtube 

Ana Carolina realiza a "Live do Coração" nesta terça-feira (29), com apresentação do ator Danton Melo. O show ao vivo será transmitido diretamente do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A live é uma das ações que compõem a campanha "Quem Vê Diabetes Vê Coração 2020". 

Joel Tomaz

Sexta (2), às 18h, no Pagode da Diretoria (Av. Antônio Justa, 3525, Meireles). 

Nesta sexta (2), o Pagode da Diretoria recebe Joel Tomaz com um repertório repleto de músicas pagodeiras. 

Léo Chaves  

Foto: Reprodução / Instagram

Sábado (3), às 21h, no YouTube 

Para comemorar o próprio aniversário, o cantor Léo Chaves realiza live neste sábado (3) com um show intimista e acústico. 

Projeto Pôr do Sol Fortaleza Virtual

Domingo (4), às 17h, no Instagram e no YouTube

A bossa nova é o tema do Projeto Pôr do Sol Fortaleza, que acontece no domingo (4). O estilo musical da live mais uma vez foi escolhido pelos seguidores. No repertório, nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Roberto Menescal, Toquinho, João Donato, Carlos Lyra e Pery Ribeiro, entre outros em performance de Felipe Adjafre.

ESPECIAL 

Atemporais.com 

Quinta (1º), às 16h, no Youtube do Theatro José de Alencar 

No Dia Internacional do Idoso (1º), o Theatro José de Alencar e a Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, apresentam "atemporais.com”, uma programação especial realizada pelo “Programa de Ação Integrada para o Aposentado - PAI”. A comemoração traz uma série de apresentações teatrais e bate-papo: “Três dedos de Prosa”, com a atriz e gerontóloga, Mazé Figueredo, a terapeuta ocupacional, Aline Nóbrega, e a Coordenadora do Programa de Ação Integrada para o Aposentado-PAI, Guirlanda Ponte; “Boneca de Piche”, com Vera Martins e Miriam Medeiros; A “Loucutora“, com Mazé Figueiredo; “As Voltas que o mundo dá”, com o elenco e a bandinha do PAI; e “Pedra Preciosa”, de Bruno Lobo. 

Cirque Amar 

Foto: Divulgação

Quinta e sexta-feira, às 20h30. Sábados, domingos e feriados às 16h, 18h e 20h30 (Avenida Washington Soares, 1.000, em frente ao Centro de Eventos do Ceará). Contato: (85) 99848.9293

Com todos os protocolos de segurança, o Cirque Amar retoma as atividades na Capital e apresenta espetáculo com performances de malabaristas, equilibristas, trapezistas, dançarinos, palhaços e muito mais. 

Tarde com Arte

Foto: Ares Soares

Aos sábados de outubro, às 16h, no YouTube e na TV Unifor (canal 181 da NET).

O projeto “Tarde com Arte” da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, estreia virtualmente sua nova temporada de apresentações em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. As contações de histórias voltadas ao público infanto-juvenil acontecerão nos sábados do mês de outubro, com o primeiro episódio sendo transmitido no próximo dia 03, às 16h, das histórias “O Pescador de Histórias (a partir de obras de Raimundo Cela)” e “Três Amores (a partir da vida de José Pancetti)”. 

TEATRO 

“AQUELAS que não estão” 

No canal do Youtube do Cineteatro São Luiz 

O espetáculo traz uma provocação pertinente acerca do isolamento social e as inúmeras violências domésticas cotidianas. Gravado no palco principal do Cineteatro São Luiz, “AQUELAS que não estão” é um experimento audiovisual a partir do espetáculo “AQUELAS - Uma dieta para caber no mundo”. A peça fragmenta o pensamento e a obra de arte em consonância com ausência do público, e traz à tona o vazio e o silêncio da sociedade diante dos inúmeros casos de violência e feminicídio ocorridos nesse momento, e sempre. 

EXPOSIÇÃO 

Stênio Burgos – Realtopia 

Até dia 20 de dezembro de 2020. Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados e domingos, das 10h às 18h. Gratuito. Acesso de grupos somente por agendamento pelo telefone: (85) 3477-3818 

O Espaço Cultural Unifor retorna as atividades com a exposição “Stênio Burgos – Realtopia", que apresenta 82 obras do artista natural de Crateús sob a curadoria de Olga Paiva.  

Museu da Fotografia Fortaleza 

De terça a domingo, de 12h às 17h, no Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545, Varjota). Gratuito.  

Na reabertura, o MFF retorna com as exposições “O olhar não vê. O olhar enxerga” e “Não danifique os sinais”, sob a curadoria de Diógenes Moura, que fazem uma releitura do acervo de mais de 2.500 imagens do museu, por meio de uma seleção de 370 fotografias distribuídas no térreo e no primeiro andar. Outra mostra apresentada é a “Bob Wolfenson: Retratos” que apresenta fotos histórias do famoso retratista brasileiro. Para a visitação, é obrigatório o uso de máscara.  

Merde!  

Foto: Divulgação

No site do Dragão do Mar 

A exposição virtual do pesquisador de arte e fotógrafo Luiz Alves, traz uma seleção de 40 fotografias digitais em homenagem ao Dia Nacional do Teatro. O nome, segundo o autor, é "linguagem de coxia, é uma forma dos artistas desejarem boa sorte à equipe antes de iniciarem o espetáculo". "Merde!" está disponível no site do Dragão do Mar. 

Luciano Figueiredo: Próxima Parada 

Até dia 30 de outubro. Visitação de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h. Entrada gratuita mediante agendamento pelo telefone 3261.7724 ou pelo e-mail encontros@galeriamultiarte.com.br  

Com a curadoria de Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho, a mostra apresenta, por setores, uma retrospectiva pelo trabalho do artista Luciano Figueiredo, que é marcado pelas texturas e densidades.  

AUDIOVISUAL  

Mostra Retrospectiva Krzysztof Kieslowski 

A partir de quinta (1º) até o dia 7, no Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia).  

Após liberação para o retorno, o Cinema do Dragão reabrirá no próximo dia 1º de outubro com a Mostra Retrospectiva Krzysztof Kieslowski, em que serão exibidos 10 filmes do cineasta polonês. Veja a programação desta semana:  

1º de outubro (quinta-feira) 

15h - A fraternidade é vermelha - 99 min - 12 anos 

17h10 - A cicatriz - 106 min - 14 anos  

19h30 - Sem fim - 115 min - 10 anos 

2 de outubro (sexta-feira) 

15h - A liberdade é azul - 100 min - 14 anos 

17h20 - Não Matarás - 84 min - 16 anos 

19h30 - Sorte Cega - 114 min - 14 anos 

3 de outubro (sábado) 

15h - A vida dupla de Veronique - 98 min - 12 anos 

17h20 - Não Amarás - 87 min - 16 anos 

19h30 - Amador - 112 min - 12 anos 

4 de outubro (domingo) 

15h - A igualdade é branca - 92 min - 12 anos 

17h20 - A fraternidade é vermelha - 99 min - 12 anos 

19h30 - A liberdade é azul - 100 min - 14 ano 

 

Assuntos Relacionados