Como aumentar as vendas do seu negócio com o PIX; confira dicas

Novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central deverá dar mais suporte ao fluxo de caixa dos negócios, mas dependerá da adesão dos clientes

Legenda: Como as transferências serão instantâneas pelo PIX, não será necessário aguardar horários bancários para receber transações e pagamentos
Foto: Agência Brasil

Com uma nova plataforma de pagamentos instantâneos no mercado (PIX), o Banco Central espera facilitar a vida das pessoas e das empresas em todo o País. Mas como tantas informações novas no mercado, o analista do Sebrae/CE, Silvio Moreira, defende que será preciso definir estratégias para impulsionar as vendas e aproveitar todos os benefícios do projeto. 

Veja algumas das principais recomendações para impulsionar as vendas do seu negócio utilizando o PIX:

Incentivar o uso pelos clientes

Para as pequenas empresas, Silvio explica que os ganhos com o PIX devem ser imediatos já que a plataforma deve dar mais suporte ao fluxo de caixa. Como as transferências serão instantâneas, não será necessário aguardar horários bancários para receber transações e pagamentos, então quanto mais clientes usarem o PIX, mais dinâmico ser o funcionamento dos negócios.

Dicas:

  • Criar campanhas para incentivar o uso do PIX 
  • Dar descontos para quem decidir pagar com a nova plataforma
  • Criar identificações visuais na loja/quiosque para informar a possibilidade do uso do PIX

"Para quem fizer as transferências é gratuito, e para quem recebe, se paga R$ 0,01 a cada dez transferências, então é um valor bem interessante para que o empreendedor possa estimular o pagamento via PIX pelos seus clientes. Mas precisa haver um estímulo para que as pessoas usem a plataforma e não o boleto ou a transferência, e aí vai caber a cada negócio a proatividade para estimular o uso, dando algumas vantagens", disse Silvio.

Indentificar o padrão de consumo 

Já para as grandes empresas, a dica é investir em plataformas de gestão integradas aos sistemas de compras. O objetivo é buscar o máximo de dados possível para capturar o padrão de consumo do cliente e, assim, poder oferecer descontos em determinadas lojas ou reorganizar a oferta de produtos. 

Como o PIX deverá gerar um quantidade considerável de dados, estar pronto para saber explorá-los pode ser um diferencial. 

Dica:

  • Investir em plataformas de gestão integrada

Veja também

Garantir a segurança

Apesar dos benefícios, Silvio alertou para as questões de segurança relacionadas a uma nova plataforma. Como há muitas dúvidas, e muitas empresas ainda estão buscando informações sobre o PIX, é importante verificar que se está usando a plataforma oficial do Banco Central para fazer cadastros e para incentivar clientes a se cadastrarem. 

Dicas:

  • Não fornecer informações pessoais ou empresariais em sites desconhecidos
  • Buscar sempre as fontes e páginas oficiais do Banco Central (principalmente para fazer cadastros)

"Nesse momento, que antecede o uso do PIX, tanto as empresas quanto às pessoas físicas, é preciso que se tenha atenção a usar o site oficial para cadastrar as chaves e não cair em nenhuma fraude. Como tudo que é novo, começam a aparecer esses golpes, então é importante garantir que as pessoas estejam usando a plataforma oficial do Banco Central e não sites desconhecidos para fornecer informações pessoais"

Informações 

Para auxiliar empresas e pessoas interessadas a conhecer mais sobre o PIX, o Sebrae firmou um convênio com o Banco Central para realizar eventos de orientação sobre a nova plataforma.

O Sebrae também deverá realizar transmissões ao vivo para tirar dúvidas sobre o PIX e ajudar pequenos empreendedores a entender o projeto. A recomendação dada por Silvio, nesse caso, é acompanhar as redes sociais do Sebrae para reunir o máximo de informações possível. 

Acompanhe: 

O que é Pix?

Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. A plataforma foi para que os recursos sejam transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.