Capitão-tenente do 'navio mais bonito do mundo' morre em acidente de trânsito no Ceará

A identidade do homem foi confirmada em publicação da Embaixada da Itália no Instagram

Escrito por Redação ,
amerigo vespucci
Legenda: O veleiro Amerigo Vespucci está em turnê mundial para divulgar a cultura italiana e teve visitação gratuita em Fortaleza no último sábado (7)
Foto: Fabiane de Paula

O italiano capitão-tenente, Daniele Marino, 27 anos, do veleiro Amerigo Vespucci, conhecido como a mais bela embarcação do mundo, morreu em um acidente de trânsito, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, na tarde de sábado (7). No acidente, ele estava na garupa de uma motocicleta. O condutor da moto, um homem de 31 anos também morreu, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará. 

A SSPDS registrou a ocorrência e informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) apura as circunstâncias do acidente de trânsito com duas vítimas, que morreram na localidade chamada Garrote. A identidade do militar foi confirmada em publicação da Embaixada da Itália no Instagram.

Daniele Marino estava em passagem por Fortaleza na turnê mundial com o veleiro Amerigo Vespucci, um navio-escola histórico da Itália. A viagem tem o intuito de divulgar a cultura italiana. 

Segundo a SSPDS, o motociclista morreu no local e o italiano "foi socorrido até uma unidade hospitalar, onde foi a óbito". Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense (Pefoce) foram acionadas e, diz a pasta, "colheram indícios que subsidiarão as investigações". A Delegacia Metropolitana de Caucaia apura o fato.

Autoridades lamentam ocorrência

"A Embaixada da Itália e a rede consular italiana no Brasil compartilham as dolorosas condolências da família e da tripulação do navio Amerigo Vespucci pelo falecimento do Capitão-Tenente Daniele Marino, que morreu ontem em Fortaleza em razão de um trágico acidente de trânsito", diz a publicação.

Veja também

A Embaixada Italiana disse ainda que o Consultado da Itália em Recife, "juntamente com o Cônsul Honorário da Itália em Fortaleza e o Adido Militar Italiano da Embaixada da Itália em Brasília agiram para prestar toda a assistência necessária à tripulação do navio".

No X (antigo Twitter), o Ministério da Defesa da Itália e o ministro, Guido Crosetto, lamentaram o acidente e prestaram condolências aos familiares. "A Defesa e o min. Guido Crosetto expressam suas mais profundas condolências e abraçam os familiares de Daniele Marino #MarinaMilitare, médico de bordo do #NaveVespucci, que faleceu tragicamente no #Brasil devido a um acidente de estrada".

Na mesma rede social, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, também lamentou o falecimento: "Recebi com muito pesar a notícia da morte do capitão-tenente Daniele Marino, da tripulação do navio italiano Amerigo Vespucci, que está atracado em Fortaleza. Meus sentimentos aos familiares, amigos, companheiros de embarcação e a todo povo italiano".

Navio mais bonito do mundo

O veleiro Amerigo Vespucci é um navio-escola histórico da Itália, criado no século XX. Ele está em Fortaleza porque realiza uma turnê mundial para divulgar a cultura italiana. Nesse sábado (7), a embarcação recebeu centenas de fortalezenses durante visitação. 

O veleiro é considerado “o mais bonito do mundo” e uma “embaixada flutuante” da Itália. A viagem pelo mundo foi iniciada em julho deste ano, partindo de Gênova, e a previsão de retorno é fevereiro de 2025, após passar por 31 portos de 28 países em cinco continentes.

O objetivo original do navio-escola é oferecer atividades de formação para alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.