Emoção marca funeral de Pe. Antônio

Escrito por Redação ,
Iguatu. Cerca de 2 mil católicos participaram, na manhã de ontem, na Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana da Missa, nesta cidade, da celebração da missa de corpo Presente e do funeral do padre Antonio Fernandes do Nascimento, 52 anos. O ato litúrgico foi presidido pelo bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa e contou com a participação do bispo emérito, dom José Mauro Ramalho, e de 32 padres, além de religiosos.

O velório foi realizado na Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana. Milhares de católicos participaram do ato que foi concelebrado por 32 sacerdotes FOTO: HONÓRIO BARBOSA

A celebração foi marcada por emoção, dor e choro entre os sacerdotes, amigos e parentes do padre Antonio Fernandes. Caravanas com centenas de pessoas vieram das cidades de Orós, Cedro e Mombaça. Alguns trouxeram faixas lembrando o serviço sacerdotal do religioso em paróquias onde o padre Fernandes esteve à frente.

O bispo dom João Costa lembrou o serviço religioso prestado pelo padre falecido. "Ele foi dedicado à Igreja e por último me disse que queria ficar perto de sua mãe, cuidando dela, aqui em Iguatu, que agora sofre com a morte do filho", lembrou. "É um momento de dor, mas de certeza de cumprimento da missão religiosa e da vida eterna em Jesus Cristo", afirmou.

Os padres Samuel Cavalcante, João Batista e João Melo choravam no altar, no início da liturgia. O corpo do padre Antonio Fernandes foi sepultado na Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana, onde o religioso exercia o ministério sacerdotal, como vigário colaborador, depois que deixou a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Orós.

Solidariedade

O velório foi realizado na Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana desde as 17 horas de ontem. Milhares de católicos participaram do ato de solidariedade humana. O clima foi de consternação e de profunda tristeza. "Era uma pessoa simples e um sacerdote dedicado", disse o padre João Batista. O padre Antonio Fernandes do Nascimento, 52 anos, morreu na manhã desta quinta-feira, por volta das 10 horas, vítima de choque elétrico em uma casa no sítio Gadelha, zona rural de Iguatu. A vítima conduzia uma treliça (armação de aço para viga) de uso em construção civil, quando o ferro bateu na rede elétrica, provocando o acidente fatal. O religioso ainda foi socorrido para o Hospital Regional de Iguatu, mas já chegou sem vida.

Padre Antônio atuava como pároco na Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana em Iguatu. Foi ordenado sacerdote em janeiro de 1995, por dom José Mauro. Exerceu o sacerdócio em Senador Pompeu, Milhã, Catarina, Arneiroz, Cedro, Mombaça, Orós, e por último, estava sendo vigário cooperador na Paróquia da Matriz de Senhora Sant´Ana, padroeira de Iguatu.