Legislativo Judiciário Executivo

VÍDEO: Diego Espino, vereador do PSL, desmaia ao defender projeto a favor de pessoas trans em MG

Parlamentar é acusado de defender "ideologia de gênero" e passou mal ao se pronunciar sobre o caso nesta quinta-feira (28)

Escrito por Redação ,

O vereador Diego Espino (PSL), da cidade de Divinópolis, Minas Gerais, passou mal e desmaiou durante sessão da Câmara Municipal onde defendia projeto de sua autoria, sobre o uso de nome social por pessoas trans. Ele denunciou estar sendo alvo de ataques e acusado de defender "ideologia de gênero". 

Antes de desmaiar, ele grita "é o certo pelo certo" e cai para trás, sendo amparado por colegas. A sessão da tarde desta quinta-feira (28), que era transmitida via Facebook da Casa Legislativa, foi suspensa durante 15 minutos e depois retornou. 

Por meio do Instagram, Espino disse na noite desta quinta que "passou mal por raiva e indignação". Segundo o político, "estão distorcendo totalmente" o projeto de lei que ele apresentou.

VEJA PRONUNCIAMENTO NA ÍNTEGRA:

Ao começar sua fala, o vereador mostrou uma imagem que circularam nas redes sociais onde ele aparece em um fundo com a bandeira LGBTQIA+: "Vereador Diego Espino apresenta projeto para implantar ideologia de gênero em Divinópolis! Você quer isso para Divinópolis?". 

Visivelmente alterado e gritando, o parlamentar se defendeu e chamou as pessoas por trás da montagem de "canalhas e covardes", afirmando que isso teve "objetivo político". 

Veja também

Respeito às pessoas trans 

O vereador declarou seu respeito à população trans e disse que as escolhas dessas pessoas devem se respeitadas: "Eu Diego Espino estou aqui pelo certo. Essa lacração de esquerda e de direita tem que acabar".

Eu estou lado dessas pessoas sim, pessoas que sofrem e estão lutando para conquistar um pedaço da sociedade. Muitas até querem se candidatar e não conseguem. Eu nunca fui a favor de ideologia de gênero e nunca vou ser. Isso é identidade de gênero! A pessoa pode escolher o que ela quer ser e vocês têm que respeitar
Diego Espino
Vereador do PSL

Em seu discurso, Espino falou ainda que chegou a receber diversas mensagens de ódio, afirmando que a cidade estava contra ele. 

"Eu sou do PSL, rapaz. Não são vocês que vão me tachar, seus perdedores. Mas me peita na rua para vocês verem, quero ver se vocês são machões", disparou. 

Projeto de Lei 

O Projeto de Lei nº CM 206/2021 "dispõe sobre o uso do nome social de pessoas travestis, transexuais e transgêneros no âmbito do Município de Divinópolis-MG". 

Objetivo, frisado pelo vereador Diego Espino e presente na matéria, é que os órgãos e entidades municipais aceitem e adotem o uso do nome social de pessoas trans em atos e procedimentos.

"Os registros dos sistemas de informação, de cadastros, de programas, de serviços, de fichas, de formulários, crachás, identidade funcional, de prontuários e congêneres dos órgãos e das entidades da administração pública municipal direta, autárquica e fundacional deverão conter o campo 'nome social' em destaque, acompanhado do nome civil, que será utilizado apenas para fins administrativos internos", prevê o projeto. 

No texto, a justificativa pontua que o PL se faz necessário a fim de evitar constrangimentos, "brincadeiras e bullying" com esse público, "trazendo o respeito e a dignidade que a pessoa merece".

Assuntos Relacionados