Disputa entre tio e sobrinho

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Esmerino Arruda e Romeu Aldigueri travam uma disputa das mais acirradas das cidades do Interior cearense

A disputa eleitoral no município de Granja, 330 km distante de Fortaleza, com uma população de 51.410 habitantes, sendo, destes, 33.892 eleitores, caracteriza-se pela divisão da família Arruda Coelho, cujo grupo político domina a cidade há 44 anos. Os postulantes ´rivais´ são o ex-deputado e ex-suplente de senador, Esmerino Arruda (PSDB), e seu sobrinho Romeu Aldigueri (PPS). Além destes, quem também está concorrendo é o vereador Francisco Eliomar Dias (PMDB).

O acirramento é entre Esmerino Arruda (PSDB) e Romeu Aldigueri (PPS). Aldigueri acusa o tio de fazer campanha difamatória e ´baixa´ contra sua pessoa, enquanto o tucano diz que só entrou na disputa para evitar que a cidade caia nas mãos de ´aventureiros´ que não conhecem a realidade de Granja, citando, entre estes, o próprio sobrinho. O ponto alto da disputa entre os parentes culminou com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última segunda-feira, ordenando que Romeu desocupasse, em um prazo de 48 horas, o imóvel onde funciona o comitê central de sua campanha. De acordo com a decisão, o referido espaço está sendo disputado em um processo de inventário da família dos candidatos, que tramita na justiça comum.

Coligação

Além do PSDB, agremiação da qual é filiado, Esmerino tem o apoio de PSL, PSC e PTB e sua coligação tem o nome de ´experiência e juventude´. Já a chapa de Romeu Aldigueri, cujo nome é ´Granja da mudança. Granja do emprego´, figuram os seguintes partidos: PPS, PT, DEM e PMN. Por sua vez, o parlamentar da Câmara Municipal da cidade, vereador Eliomar Dias, reúne, em sua coligação, PMDB, PSDC, PP e PCdoB. O nome da coligação de Dias é ´vencer para mudar´.

O candidato Romeu Aldigueri (PPS) afirmou que vem percorrendo todos os distritos de Granja e entregando suas propostas de melhorias para a cidade, citando ainda que o município está estagnado, sem oportunidades de emprego. Ele disse que registrou no cartório local um conjunto de 12 eixos de propostas.

´Vamos criar o Bolsa Família municipal, que será um complemento ao Bolsa Família Federal, que tanto ajuda o município. Vamos finalmente criar programas de irrigação para a população, pois, em Granja, temos 3 açudes perenes e nenhum está sendo utilizado para irrigação. Além disso, o nosso Orçamento será participativo´, ressalta o candidato .

Indagado se, pelo fato de ser sobrinho de Esmerino Arruda, seu lema de mudança não poderia soar falso perante a população de Granja, Romeu disse que não. ´Pois todo mundo sabe que ele já me chamou, umas duas vezes, para ser o candidato dele a prefeito, mas não me sujeitei a ser mandado por ele, assim como são seus candidatos. Estou fazendo minha campanha com propostas, diferente dele, que só sabe fazer campanha difamando e injuriando os outros´, ressaltou, citando também que está sendo processado por Esmerino.

Trajetória

Ao ser indagado sobre sua disposição de se candidatar a prefeito com 86 anos de idade, Esmerino Arruda (PSDB) disse que, a candidatura, é pelos 50 anos de sua trajetória política e para não permitir que a Prefeitura de Granja ´caia nas mãos de aventureiros´, citando, de forma direta, a seu principal opositor, o sobrinho, Romeu Aldigueri. ´O Eliomar Dias (candidato do PMDB) tem uma certa história aqui em Granja, mas esse rapaz, o meu sobrinho, não se manteve em um emprego que nós colocamos, como na Semace, além do fato de usar a imagem do Lula ao seu lado, sendo que o PT nacional proibiu coligações com partidos de oposição como PPS, DEM e PSDB´, declarou Arruda.

O tucano também criticou o fato de Romeu Aldigueri estar usando a casa que era de sua mãe como comitê central de sua campanha. ´Ele vai ter que devolver o comitê, pintar ela todinha, pois aquela casa é minha, pelo fato de eu ser o filho mais velho´, reforçou. Indagado como estava se portando o deputado federal Vicente Arruda (PR), seu irmão e tio de Romeu, em relação à disputa dos parentes, Esmerino declarou que conversou com ele antes do início da campanha. ´Nós conversamos e ele disse que não iria se colocar no meio desta briga, não vai apoiar ninguém´, comentou Esmerino.

Já Eliomar Dias (PMDB) informou que iniciou sua campanha, de fato, este mês. Assim como seus rivais, o vereador de Granja tem se concentrado nos distritos do município. ´Pois na cidade, na zona urbana, eu sou bem conhecido e votado. Já nos distritos, sou pouco conhecido e o Esmerino concentra seus votos naquelas regiões, então temos intensificado a campanha nestas regiões´, destacou o candidato.

Dias declarou que suas propostas prioritárias são nas áreas da Saúde e no fortalecimento do serviço público em Granja. O peemedebista diz que ele é o único candidato da mudança de fato, ´pois o outro (Romeu Aldigueri) é sobrinho do homem (Esmerino Arruda), fez política com ele, aprendeu a agir com ele. Ou seja é um novo cacique querendo substituir o velho´. Eliomar disse que evita falar de seus concorrentes.

ELEITORADO

33 mil eleitores estão cadastrado no município de Granja, segundo informações da Justiça Eleitoral. O acirramento da disputa motiva uma participação maior dos eleitores do município
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.