Candidatos estão sem agenda no CE

Ontem, em razão do luto, as ruas da Capital ficaram parcialmente sem os tais bandeiraços e os carros de som

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: Algumas poucas bandeiras do candidato a deputado estadual Heitor Férrer foram vistas no Centro de Fortaleza, no dia de ontem
Foto: FOTO: LUCAS DE MENEZES

Ontem, praticamente, todos os candidatos ao Governo do Estado resolveram não realizar qualquer atividade externa de campanha devido ao falecimento do candidato a presidente do Brasil pelo PSB, Eduardo Campos, em um acidente aéreo ocorrido na quarta-feira passada. Nos comitês de campanha das principais candidaturas ao cargo majoritário, no Estado, poucas foram as presenças de correligionários. Nas ruas, também, pouquíssimas bandeiras de candidatos eram expostas .

Já no dia da morte do ex-governador de Pernambuco, praticamente, todos os eventos marcados para acontecerem no decorrer da quarta-feira foram cancelados. A inauguração de um comitê de campanha, em Maracanaú, com as presenças do candidato ao Governo do Estado, Eunício Oliveira (PMDB), o candidato a vice, Roberto Pessoa (PR), e ao Senado Federal, Tasso Jereissati (PSDB), foi cancelado. O presidente do PT, Rui Falcão, também esteve em Fortaleza para inauguração de comitê de campanha de Dilma Rousseff, adiou o evento.

No comitê de Camilo Santana (PT), na manhã de ontem, alguns homens ainda trabalhavam. Na tenda montada na Avenida Sebastião de Abreu, militantes realizavam atividades de liberação de carros para a rota, e informaram que o setor de eventos estava em funcionamento interno. O petista não realizou qualquer evento externo, se limitando a reuniões entre correligionários, segundo informou a assessoria presente no local.

Em outras salas, alguns funcionários faziam a separação de material de campanha. Assessores chegavam e saíam para fazer fotos nas ruas. Segundo informou a assessoria de Santana, existe uma possibilidade de ele ir ao evento Caminhada com Maria, marcado hoje.

Velório

Já no comitê de Eunício Oliveira (PMDB) foi decretado luto de três dias, e os carros de som, apesar de estarem funcionando, tiveram o volume reduzido em respeito à morte de Campos. Todas as atividades do peemedebista, assim como dos candidatos da coligação que apoia sua candidatura foram canceladas no dia de ontem, conforme informação da assessoria. Algumas pessoas, no entanto, estavam presentes no equipamento, fazendo o remanejamento de material de campanha.

Segundo informou a assessoria, Eunício irá ao velório do ex-governador de Pernambuco, visto que os dois tiveram um grau de amizade, principalmente porque foram ministros do Governo Lula, e trabalharam juntos no Congresso Nacional. O postulante tinha programado participar do evento Caminhada com Maria, mas de acordo com a assessoria de imprensa da campanha não irá mais, pois a agenda de hoje também está cancelada.

Na cidade de Fortaleza, durante, praticamente toda a manhã de ontem, a reportagem do Diário do Nordeste esteve nos principais corredores da Capital não verificando, praticamente, nenhuma movimentação política, sem carro de som, adesivagem ou bandeiraços. Apenas militantes da candidatura do deputado Heitor Férrer (PDT) estiveram fazendo campanha, no Centro da cidade.

Anselmo Costa, coordenador de campanha do comitê do candidato disse que Férrer não tinha ligação com Campos e que sua candidatura é independente, e que por isso iria ocorrer normalmente.

Carros de som do candidato a deputado estadual, Professor Teodoro (PSD) também foram vistos nas ruas do Centro de Fortaleza, mas não tocavam qualquer música. Ainda ontem, a candidata ao Governo do Ceará pelo PSB, Eliane Novais, se deslocou para Recife, para prestar as últimas homenagens a Eduardo Campos, conforme informou a assessoria, embora o corpo dele ainda não tenha chegado ao Recife. A campanha dela está suspensa, sem previsão de retorno.

Já o candidato Ailton Lopes (PSOL) realizou gravações dos programas eleitorais da campanha, ontem. Toda a agenda externa foi cancelada, mas à noite o partido ia realizar o evento "Plenária dos 50 dias", o que segundo a assessoria não poderia ser adiado. Para hoje está marcado uma caminhada no bairro Couto Fernandes, mas a mesma pode ser alterada.