A pandemia do coronavírus ainda é uma realidade no Brasil. Casos da doença ainda são registrados, mesmo com o avanço da vacinação. Ao mesmo tempo, uma publicação conhecida no Instagram dos cantores de forró começa a ganhar força: a agenda de shows e eventos. Os banners revelam os caminhos percorridos por solistas e bandas em diferentes regiões do País.
Com o estouro da pandemia em março de 2019, cantores de forró e sertanejo paralisaram agendas em todo o País. Decretos estaduais vetaram a realizaram de shows e eventos com o objetivo de evitar aglomerações e, consequentemente, novos casos de pessoas com Covid-19. A velha postagem na rede com a agenda mensal de shows não foi vista nos perfis de bandas de forró e cantores solistas.
Em outubro deste ano, agendas com 15 até 25 shows já são vistas em divulgação na rede social. Os estados de Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Paraíba encabeçam a retomada de bandas e solistas. Um dos maiores polos de eventos de forró, o Ceará aparece com datas — mesmo com restrições regulamentadas em lei contra aglomerações.
Cidades do interior recebem cantores e bandas em bares, restaurantes e clubes. A Banda Brasas do Forró, que chegou a anunciar a venda do próprio ônibus na pandemia, conta com 14 eventos marcados neste mês. No roteiro de viagens, grandes cidades como Caruaru (PE), Maceió (AL) e Sousa (PB).
A cantora Walkyria Santos concentra agenda no Rio Grande do Norte. No cronograma de eventos, passagens por Mossoró (RN), Passa e Fica (RN), Natal (RN), Caicó (RN), Carnaúba dos Dantas (RN), Areia Branca (RN) e Patu (RN).
O cantor Bill do Piseiro soma 20 shows em outubro. Ele divide o roteiro de apresentações em cidades do Maranhão e do Pará. Vale destacar que a região Norte do País recebe nomes do Nordeste desde agosto deste ano.
A agenda da banda Desejo de Menina revela um cenário de retomada de eventos no Centro-Oeste do Brasil. Ao todo, o grupo de forró realiza 23 apresentações. Na agenda, dois shows marcados em Goiânia e seis no Distrito Federal. Alessandro Costa e Yara Tchê ainda vão percorrer cidades de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Piauí.
Nome em ascensão, o cantor João Gomes não revela agenda nas redes sociais. Apesar disso, imagens no YouTube e no Instagram, já mostraram o pernambucano levando multidões em cidades do Pará e até mesmo no Ceará, como ocorreu em Camocim.
De fato, algumas cidades estão realizando festas, mediante a cumprimento de protocolos, com grandes aglomerações. O difícil é ver quem cumpre as medidas de distanciamento e uso de máscara, como alguns estados exigem.
Veja também
Mesmo com a extensa agenda vista no mapa, o cenário de arrecadação ainda não é o mesmo vivenciado antes da pandemia. Muitas bandas e cantores solistas estão cantando em restaurantes e com cachês reduzidos. De fato, só o ano de 2022 — mediante a vacinação completa da população brasileira — é que determinará um fôlego no cenário do forró.