Venda no WhatsApp com estratégia Conversacional

Quando se fala em jornada de compra, é inegável que a maioria dos empreendedores brasileiros está procurando por soluções no digital

Escrito por Arthur Frota ,
CEO e fundador da TALLOS, desenvolvedora da RD Station Conversas
Legenda: CEO e fundador da TALLOS, desenvolvedora da RD Station Conversas

No cenário empresarial, duas perguntas pairam sobre os empreendedores: como estão os resultados de vendas do meu negócio? Tenho alcançado as metas? Em um mercado cada vez mais desafiador e que exige a busca constante por excelência operacional, negócios que não se adaptam à realidade de seus clientes já ficaram para trás e as respostas para essas perguntas, certamente serão negativas.

Quando se fala em jornada de compra, é inegável que a maioria dos empreendedores brasileiros está procurando por soluções no digital. Uma pesquisa realizada pela Accenture, em parceria com a Meta (Facebook), mostra que 83% dos consumidores utilizam o WhatsApp ou outros canais digitais em alguma etapa de sua jornada de compra, revelando que a utilização de estratégias sólidas para vendas digitais contam como um diferencial competitivo.

O WhatsApp, por exemplo, transformou a maneira como as pessoas se relacionam com empresas, se tornando um canal de vendas, com interação e engajamento de uma maneira totalmente personalizada. A comunicação direta e rápida, aliada à possibilidade de conhecer e compreender as necessidades do público tornaram esta ferramenta uma das mais eficazes para gerar valor aos negócios.

E o Conversacional, que é uma estratégia de venda que utiliza aplicativos e outras ferramentas para fornecer atendimento ao cliente em tempo real, chega para elevar conversas a um patamar de atração, relacionamento e conversão em vendas ou leads (potencial consumidor que representa uma oportunidade de negócio), com foco na experiência e jornada do cliente.

A tecnologia, sem dúvida, desempenha um papel fundamental para tornar essa estratégia parte da operação de negócios. Na prática, o processo exige um alinhamento coeso entre Atendimento e Marketing, tornando a experiência do cliente uma verdadeira jornada de compra integrada. E isso pode ser feito a partir da integração de canais e gestão de conversas com leads, distribuição de conversas e pré-qualificação de leads, inserção de WhatsApp para nutrição de leads e contato com vendas, controle da experiência através de satisfação e sentimento nas interações e a automatização de atividades e tarefas operacionais da equipe. 

O futuro das vendas é conversacional, e quem não está fazendo isso, já está perdendo mercado.