Dia do Cirurgião do Quadril

Hoje, 29 de agosto, Dia do Cirurgião do Quadril, é uma oportunidade para celebrar os avanços da ortopedia no campo da cirurgia do quadril

Escrito por Marcos Giordano ,
Presidente da Sociedade Brasileira do Quadril
Legenda: Presidente da Sociedade Brasileira do Quadril

A dor crônica no quadril é um pesadelo que rouba a qualidade de vida de milhares de pessoas. A cada passo, um novo incômodo, limitando a mobilidade e a realização de atividades simples do dia a dia. Mas a boa notícia é que a medicina avançou significativamente, e a cirurgia do quadril se tornou uma aliada poderosa na luta contra a dor e a incapacidade.

Hoje, 29 de agosto, Dia do Cirurgião do Quadril, é uma oportunidade para celebrar os avanços da ortopedia no campo da cirurgia do quadril, destacando a sua importância para a saúde da população. Não pode ser encarada  apenas como um conjunto de procedimentos técnicos, mas sim como um marco transformador na vida de muitas pessoas. Ao aliviar a dor e restaurar a função, permite que os pacientes retomem suas atividades cotidianas, pratiquem esportes, trabalhem e desfrutem de uma vida mais ativa e independente.

Os avanços tecnológicos têm sido fundamentais para o sucesso da cirurgia do quadril. As próteses mais modernas são mais duráveis e biocompatíveis, proporcionando resultados cada vez mais satisfatórios. Além disso, as técnicas cirúrgicas também continuam evoluindo, tornando-se menos invasivas e permitindo uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Mas, muito além da tecnologia, a cirurgia do quadril envolve uma atenção humanizada, fundamental para o sucesso do tratamento. Uma equipe multidisciplinar, composta por cirurgiões, anestesiologistas, clínicos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais, trabalha em conjunto para oferecer um cuidado integral ao paciente, desde a avaliação inicial até a reabilitação.

A decisão de realizar uma cirurgia é sempre individual e deve ser tomada em conjunto com o médico. É importante que o paciente esteja bem informado sobre os benefícios e os riscos do procedimento. Atualmente, a cirurgia do quadril é considerada um procedimento seguro e eficaz, com altas taxas de sucesso, não casualmente considerada a operação do século, segundo editorial de 2007 da conceituada revista científica Lancet.

Em um mundo cada vez mais dinâmico, a capacidade de se movimentar livremente é fundamental para uma vida plena. A cirurgia do quadril quando indicada é o novo é necessário passo para que as pessoas retomem suas atividades e vivam com mais autonomia e qualidade de vida.

 
Érica Martins é advogada, diretora Acadêmica da Escola Superior da Advocacia do Ceará, membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE
Érica Martins
30 de Agosto de 2024
Professor Aposentado da UFC
Gonzaga Mota
30 de Agosto de 2024
Cláudia Martins é advogada e diretora do escritório Martins Advogados
Cláudia Martins
28 de Agosto de 2024
Tales de Sá Cavalcante é educador
Tales de Sá Cavalcante
27 de Agosto de 2024