A PROURMA e o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Escrito por
Pedro Ricardo Pinto da Silva producaodiario@svm.com.br
Pedro Ricardo Pinto da Silva é procurador do Município de Fortaleza, lotado na PROURMA
Legenda: Pedro Ricardo Pinto da Silva é procurador do Município de Fortaleza, lotado na PROURMA

Órgão integrante da estrutura interna da PGM, desde a criação da instituição, a Procuradoria de Urbanismo e Meio Ambiente – PROURMA de Fortaleza vem desempenhando suas funções com zelo e afinco há 45 anos. Inicialmente denominada Procuradoria Patrimonial, tinha suas atribuições atreladas à defesa do patrimônio municipal. Após o advento da CF/88, a Procuradoria Patrimonial ampliou seu escopo de atuação, em 1990, para incluir a defesa do meio ambiente, reconhecendo a necessidade de integrar a preservação ambiental às políticas urbanas. A transformação mais significativa ocorreu em 2009, quando o órgão passou a se chamar Procuradoria de Urbanismo e Meio Ambiente (PROURMA). 

Para além da mudança em sua denominação, a PROURMA incorporou em suas atribuições um extenso rol de matérias, relacionadas ao meio ambiente e ao controle urbano. A transformação simbolizou a consolidação de uma visão integrada de desenvolvimento urbano sustentável. Atualmente, a PROURMA tem sua estrutura e atribuições definidas na LC nº 315/2021.

Ao longo de toda a sua história, a PROURMA sempre teve participação ativa na efetivação da garantia do desenvolvimento sustentável de Fortaleza. Com destaque para a atuação em Operações Urbanas Consorciadas, regularização fundiária urbana, elaboração do Plano Diretor da cidade e suas revisões, e implantação de equipamentos públicos, o órgão desponta como peça-chave na implementação de políticas públicas que visam harmonizar o crescimento urbano com a preservação ambiental, garantindo um desenvolvimento equilibrado e responsável. Mais recentemente, não se pode olvidar o papel de destaque que vem desempenhando no âmbito das Câmaras de Prevenção e Resolução de Conflitos da PGM, com a celebração de acordos que, para além das cifras milionárias levantadas para os cofres públicos, têm garantido a resolução de questões complexas.

A PROURMA está comprometida em cumprir sua missão de garantir um desenvolvimento urbano sustentável, promovendo uma Fortaleza mais justa e verde, melhor para se viver. Muitos são os desafios futuros, porém, a PROURMA, em respeito a sua própria história, continuará a trabalhar na busca de uma cidade mais inclusiva, sustentável e resiliente. 

Pedro Ricardo Pinto da Silva é procurador do Município de Fortaleza, lotado na PROURMA

João Victor Moreira é diretor de Tecnologia da Hostweb
João Victor Moreira
29 de Dezembro de 2024
Empresário
Humberto Mendonça
28 de Dezembro de 2024
Luiz Lopes Filho é engenheiro e escritor
Luiz Lopes Filho
28 de Dezembro de 2024
Cleilton Rocha é líder da Plataforma de Ciência de Dados do Instituto Atlântico
Cleilton Rocha
23 de Dezembro de 2024
Especialista em Psicologia da Felicidade
Izabela Holanda
22 de Dezembro de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
22 de Dezembro de 2024