Dois pandas gigantes gêmeos nascem em Macau

Filhos do casal de pandas Sam Sam e Hoi Hoi, oferecidos pela China, os animais vieram ao mundo pesando 135 gramas e 53,8 gramas

Escrito por Redação ,

Uma espécie ameaçada de extinção ganhou mais dois integrantes neste domingo (26), quando dois pandas gigantes gêmeos nasceram pela primeira vez em Macau. Filhos do casal de pandas Sam Sam e Hoi Hoi, oferecidos pela China, os animais vieram ao mundo pesando 135 gramas e 53,8 gramas, respectivamente. O segundo, por conta de seu peso considerado "ultraleve", precisou de cuidados especiais.

Segundo autoridades locais, após um período de gestação de três meses, a primeira cria nasceu às 15h45 (horário local), "soltando um berro bem alto". O segundo filhote nasceu pouco depois, por volta de 16h27, pelo que teve de ser colocado numa incubadora, em cuidados intensivos, segundo informações do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM).

"Feitos os exames físicos, o veterinário verificou que tanto o estado de saúde da panda gigante Xin Xin [nome em mandarim de Sam Sam, a mãe], como o do primeiro filhote, eram satisfatórios", enquanto a segunda cria "exige que lhe sejam dispensados cuidados especiais", informou o IACM.

Gestação da expécie
 
Os pandas gigantes passam por um período de gestação entre 83 e 180 dias, mas os primeiros sintomas podem surgir apenas ao fim de 100 dias. As pseudo-gravidezes são comuns, verificando-se não só alterações no comportamento, como também hormonais, o que pode tornar os testes inconclusivos. As ecografias também podem ser difíceis de efetuar devido ao tamanho extremamente reduzido do feto.
 
A China ofereceu em 2009 um casal de pandas a Macau, por altura do 10.º aniversário da transferência de poderes do território de Portugal para a China. No entanto, em 2014, a fêmea, Sam Sam, morreu de problemas renais, que foram agravados por ter entrado no período de reprodução. Em abril do ano passado, chegou a Macau um novo casal de pandas, com o mesmo nome, Sam Sam e Hoi Hoi, palavras que em cantonês significam "alegria" e "felicidade", respetivamente.