Trabalhadores protestam contra a tarifa da energia elétrica

Manifestantes realizaram na manhã de hoje uma mobilização no posto da Coelce em Messejana, para requer o direito da tarifa social, concedida para as famílias de baixa renda

Escrito por Marcus Peixoto ,
Um grupo de 40 moradores dos Condomínios dos Escritores, localizados em Messejana,  protestou, na manhã de hoje, em uma unidade da Coelce contra o alto valor cobrado na tarifa de energia elétrica. Eles foram beneficiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida e usufruiram de um valor do serviço mais baixo, por constituírem famílias de baixa renda. Durante a manifestação, eles explicaram que a mudança para as novas residências não implicaram em aumento de receitas. Com isso, vários usuários estão ameaçados de corte no fornecimento por não terem como pagar as contas.
A mobilização aconteceu na Coelce de Messejana, localizada na Rua Dr. Pergentino Maia e foi organizada pelo Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Mute). O objetivo era sensibilizar gestores da Companhia sobre a manutenção da tarifa social, que é um direito adquirido para as famílias de  baixa renda. Segundo a diretora da entidade, Maria Cineide de Almeida, “o preço da luz é um roubo e tira a comida do povo”. 
Cineide explicou que os moradores voltarão ao posto de atendimento, portando um documento que consta o cadastro sócio-econômico. Ela explicou que há um contrassenso em fazer a cobrança com o novo endereço, uma vez que o programa Minha Casa Vida é destinado para aqueles mais vulneráveis economicamente. Caso não haja o atendimento ao pleito, deverão avaliar a realização de mais atos de protestos.
Referente à manifestação, a companhia informa que a tarifa de energia elétrica é definida e regulada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A empresa informa também que, do reajuste médio aprovado este ano, a parcela dos custos da Coelce corresponde a 5,73%, sendo 7,24% referentes a compra de energia e encargos.
A Coelce informa também que, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apenas os clientes que estiverem com os dados atualizados nos programas sociais do Governo Federal podem receber a tarifa social Baixa Renda. As exigências são estabelecidas na Resolução 414 da Aneel e valem para todas as distribuidoras de energia elétrica do Brasil.
 
 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.