Novas vias para bicicletas serão implantadas

Entre as novidades estão a estrutura na Avenida Domingos Olímpio e outra na região oeste

Escrito por Ranniery Melo - Repórter ,

A rede cicloviária de Fortaleza ganhará mais espaço nos próximos meses. Novas estruturas destinadas ao tráfego de bicicletas começaram a ser implantadas ainda durante este mês de março em dois pontos da Cidade, conforme informa a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Por meio da equipe de Gestão Cicloviária, a Pasta está em fase final de estudos técnicos que analisam a instalação de uma nova estrutura cicloviária na Avenida Domingos Olímpio.

O equipamento deve alcançar uma extensão aproximada de 2,5 quilômetros, tendo como proposta consolidar uma ligação oeste-leste da cidade. A nova via destinada aos ciclistas partirá da ciclovia já existente na Av. Bezerra de Menezes, com destino à ciclofaixa da Avenida Antônio Sales. A nova infraestrutura tem previsão para ser inaugurada até o fim do mês de abril.

Binário

Ainda no mês de março, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também pretende inserir mais duas infraestruturas cicloviárias. Os equipamentos serão instalados como um binário de ciclofaixas nas ruas Coronel Mozart Gondim/ General Piragibe e Dom Lino/Eretides Martins.

As vias exclusivas para bicicletas estarão compreendidas no trecho entre a Rua General Bernardo Figueiredo e a Avenida Sargento Hermínio. Acumulando um total de 3,3 quilômetros, tal binário ligará os lados norte e sul da Capital, cruzando a Avenida Bezerra de Menezes na região oeste de Fortaleza.

Extensão

Parte do Programa de Expansão da Malha Cicloviária, que segue o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), as ações anunciadas pretendem fechar o ano de 2016 com, aproximadamente, 216 quilômetros de infraestruturas cicloviárias instaladas em toda a cidade de Fortaleza, entre ciclovias e ciclofaixas.

Desde o início de 2013, quando as vias dedicadas aos ciclistas alcançavam 72,9 quilômetros de extensão, o tamanho da malha viária praticamente duplicou, atingindo hoje 140,5 quilômetros de rede cicloviária.

Desta dimensão, 80,5 quilômetros são de ciclovias, espalhadas por 38 trechos de ruas e avenidas de Fortaleza, enquanto os outros 60 são de ciclofaixas, presentes em 41 vias urbanas da Capital.

.6

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.