Hospital Waldemar de Alcântara chega a 234 leitos de Covid-19 após abrir mais 35 enfermarias

As novas acomodações para assistência de pacientes com o novo coronavírus foram entregues na manhã desta sexta (16)

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Waldemar de Alcântara
Legenda: Unidade mantida pela Secretaria da Saúde do Ceará teve ampliação na estrutura
Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, recebeu mais 35 leitos de enfermaria para a assistência de Covid-19. A unidade conta, agora, com 234 acomodações exclusivas para internação de pacientes infectados pelo novo coronavírus. O anúncio da ampliação foi feito na manhã desta sexta-feira (16) pelo governador Camilo Santana. 

“Em todo o Estado, estamos com quase cinco mil leitos extras de atendimento Covid. Não temos medido esforços para acolher e atender os cearenses da melhor forma possível”, ressaltou o gestor. 

Ainda segundo Camilo Santana, os 60 leitos do novo Hospital de Campanha de Sobral, na Região Norte, funcionarão a partir da noite desta sexta-feira. A unidade começou a ser erguida no último dia 22 de março. 

“Lembrando que mais de 80% da população cearense utiliza o Sistema Único de Saúde, portanto, a importância dessa ampliação da rede hospitalar”. 

Taxa de ocupação

Em meio à expansão da estrutura de acolhimento, 93,73% dos leitos de terapia intensiva do Ceará estão ocupados. O dado consta na plataforma IntegraSUS, atualizada às 10h04 desta sexta-feira. 

Os leitos de alta complexidade reservados para adultos têm taxa de internação de 96,93%, enquanto o infantil soma 62,12%. Na sequência aparecem: UTI neonatal (54%) e gestante (46,15%).

Já as alas de enfermaria aparecem com ocupação de 79,45%. Os leitos que recebem pacientes adultos, porém, marcam 81,01%, seguidos por infantil (75,77%) e gestante (43,3%). Apenas a enfermaria neonatal tem 100% da capacidade disponível.

Atualmente, o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde informa que o Ceará contabiliza 609.849 casos de Covid-19. Deste número, 417.260 pessoas conseguiram se recuperar da doença e outras 16.075 perderam a vida após complicações clínicas. A taxa de letalidade está em 2,6.








 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados