Fortaleza ganha mais nove binários até junho

A primeira intervenção acontece no bairro José Bonifácio e deve ser entregue à população até o fim de abril

Escrito por João Lima Neto - Repórter ,

Os bairros Bela Vista, Jóquei Clube, José Bonifácio e Messejana receberão ao todo nove binários até o fim de junho de 2016. Messejana será o bairro que receberá o maior número de intervenções: cinco ao todo. Em seguida, Jóquei Clube/Bela Vista, com três, e José Bonifácio, com um.

O primeiro binário, localizado no bairro José Bonifácio, deve ser entregue até o fim de abril. De acordo com o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia, os bairros receberão uma série de melhorias que vão reorganizar e possibilitar mais fluidez para quem trafega em suas imediações. "Haverá medidas de segurança para pedestres, infraestruturas cicloviárias e faixas exclusivas de ônibus. Também será realizada uma ampla intervenção de recapeamento asfáltico de ruas e avenidas".

d

Os projetos são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, Regionais III, IV e VI.

Em Messejana, as avenidas Frei Cirilo, com cerca de 1,8 km, e Padre Pedro de Alencar, com cerca de 2,3 km, serão requalificadas e os principais pontos de acidentes serão solucionados. Alguns locais abertos no canteiro central destas vias serão fechados, reduzindo os conflitos veiculares, e também está prevista a implantação de novos semáforos, reorganizando o trânsito e a passagem de pedestres, aumento o número de rotas para quem trafega naquele entorno. O centro do bairro receberá ações para reordenamento dos estacionamentos, segurança viária para pedestres, como prolongamento de calçadas, mini-canteiros, faixas de pedestre diagonais e travessias elevadas, como as já aplicadas no Rodolfo Teófilo.

Alargamento

No entorno do Terminal de Messejana, a Avenida Jornalista Thomaz Coelho será alargada, no trecho compreendido entre a Praça de Messejana e o terminal, dando maior fluidez aos ônibus. Já nos bairros Jóquei Clube e Bela Vista serão implantadas travessias elevadas para pedestres, mini-canteiros, faixa exclusiva de ônibus, infraestrutura cicloviária e uma ampla intervenção de recapeamento asfáltico de ruas e avenidas.

Teremos binários na Rua Rio Grande do Sul/Rua Estado do Rio de Janeiro (entre as avenidas Senador Fernandes Távora e Engenheiro Humberto Monte; na Avenida Carneiro de Mendonça/Rua Monsenhor Hipólito Brasil/Rua Diamantina (entre a Rua Coronel Matos Dourado (Perimetral) e a Avenida José Basto e nas ruas Pernambuco/Alagoas (entre a Avenida José Bastos e a Rua Estado Rio de Janeiro).

Estação

No sentido de fazer a interligação cicloviária entre a Avenida Washington Soares e a BR 116, o bairro Messejana receberá cerca de 6,3 quilômetros de ciclofaixas. Além disso, os terminais de Messejana e Lagoa ganharam uma estação do novo sistema de bicicletas integradas ao transporte público - o Bicicleta Integrada, com 50 bicicletas no total e também 15 paraciclos, que correspondem a 30 vagas para bicicletas, atendendo as demandas da população em geral.

Também receberão ciclofaixas as ruas Rio Grande do Sul (2.4 km), Estado do Rio de Janeiro (1,5 km), Monsenhor Hipólito Brasil (1,8 km) e Pernambuco (0,6 km).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.