Equipes de saúde e tecnologia da UniAteneu garantem retorno seguro nas aulas práticas

Contando com uma capacitada equipe de Saúde e Tecnologia proveniente de seu quadro docente, o Centro Universitário Ateneu vai além dos protocolos governamentais de combate ao novo coronavírus. E foi com a colaboração destes profissionais que a retomada das aulas práticas aconteceu nesta terça-feira (08) com segurança e organização nas unidades de ensino.

Escrito por Uniateneu ,
Legenda: UniAteneu está preparada para garantir a segurança sanitária dos alunos com todas as medidas preventivas e emergenciais definidas nos protocolos.
Foto: Divulgação

Uma equipe multidisciplinar composta de coordenadores, professores e corpo técnico da UniAteneu ligados à área da Saúde, Gestão e Tecnologia formaram um comitê que preparou o retorno às aulas práticas com medidas preventivas que superam o rigor dos protocolos governamentais e do Ministério da Educação (MEC). A UniAteneu está ciente dessa responsabilidade, e com o objetivo de zelar pela saúde e pelo bem-estar da comunidade acadêmica, está preparada para receber os alunos presencialmente e evitar a contaminação pela Covid-19. Os alunos demonstraram satisfação por perceberem a segurança sanitária dos espaços e por, finalmente, estarem de retorno às atividades práticas.

Durante a pandemia, também foram feitos muitos investimentos em tecnologia para atendimento em termos acadêmicos e de serviço ao aluno. “Estamos muito tranquilos por receber mais uma vez os alunos para as aulas práticas em nossa estrutura de laboratórios com toda a segurança e rigor que nos é característico. A nossa equipe da área da Saúde e Tecnologia nos proporcionou um retorno tranquilo com uma segurança muito além da exigida e com toda a tecnologia que pudemos implantar nesses meses de trabalho incessante. Foram muitos investimentos e finalmente podemos reabrir as portas”, afirmou o prof. Dr. Cláudio Rabelo Bastos, pró-reitor de Relações Institucionais.

A UniAteneu está preparada para garantir a segurança sanitária dos alunos com todas as medidas preventivas e emergenciais definidas no protocolo, contando também com a colaboração dos alunos, tendo em vista que algumas medidas preventivas serão tomadas pelos próprios alunos para evitar a proliferação do novo coronavírus.

A UniAteneu teve uma certa facilidade para se preparar para esse momento de retorno, pois possui um conjunto de cursos ligados às áreas de Saúde e Tecnologia que, com seus professores e especialistas, trabalharam no apoio às soluções. Além disso, por tradição, a UniAteneu sempre foi muito rigorosa na área da saúde, e a preparação da instituição no retorno às aulas não poderia ser diferente.

Para as aulas práticas, a UniAteneu tomou diversas medidas preventivas do ponto de vista da saúde que garantem todo o cuidado e segurança aos alunos, professores, gestores e colaboradores:

  • Distanciamento humano – no interior das unidades acadêmicas, o aluno deverá manter o distanciamento humano mínimo nos espaços institucionais, respeitando o uso de máscara e evitando aglomeração;
  • Uso obrigatório de máscaras – o ingresso na unidade acadêmica só será permitido ao aluno ou visitante com o uso da máscara, cirúrgica ou de tecido;
  • Álcool em gel – os espaços de maior circulação e atendimento ao aluno das unidades de ensino terão totens com álcool em gel 70% para higienização;
  • Temperatura corporal – será realizada aferição da temperatura corporal, por meio de termômetro digital infravermelho, em todos os alunos e demais pessoas que comparecerem às unidades acadêmicas;
  • Proteção no atendimento presencial – a prevenção e a segurança dos alunos e colaboradores serão reforçadas no atendimento presencial, com a utilização de proteções entre os atendentes e os alunos;
  • Higienização dos espaços – os ambientes de atendimento e atividade presencial, incluindo as salas de aula e laboratórios, serão higienizados a cada mudança de turno ou em horários estabelecidos em cada unidade de ensino.

A UniAteneu tem mais de 60 laboratórios, que retornaram a ter aulas práticas nesta fase de retomada das atividades presenciais.

Preparação

A preparação do Centro Universitário Ateneu para a volta às aulas presenciais começou há alguns meses. A UniAteneu iniciou em maio a elaboração do protocolo sanitário, com a participação do corpo de diretores e gestores e especialistas em saúde, comunicação, gestão, logística, segurança, tecnologia e ensino com o objetivo de traçar um plano de ação de modo que atendesse a necessidade da comunidade acadêmica. O objetivo das ações é garantir o cumprimento de todos os protocolos de segurança recomendados pelo governo e órgãos de saúde contra a proliferação da Covid-19, além das medidas preventivas sugeridas pelos alunos, familiares, colaboradores e professores.

Na prática, além dos cuidados já mencionados, haverá número reduzido de alunos nas aulas práticas nas unidades acadêmicas Lagoa de Messejana, Antônio Bezerra, Reitoria e Grand Shopping, e nas unidades de ensino técnico de Messejana e Bezerra de Menezes, cujas aulas acontecerão apenas nos laboratórios. Além disso, foi reforçada a sinalização vertical e horizontal nos espaços institucionais e uma equipe de atendimento foi treinada para dar apoio ao aluno nesta retomada.

A UniAteneu tem mais de 60 laboratórios, que retornaram a ter aulas práticas nesta fase de retomada das atividades presenciais. Entre os laboratórios que a UniAteneu dispõe, estão os de Edificações, Cinesiologia/ Cinesioterapia, Eletrotermofototerapia, Informática, Microscopia, Bioquímica, Infraestrutura, Práticas Odontológicas, Anatomia, Cuidados de Enfermagem, Estética Capilar e Facial, Desenvolvimento de Produtos, Estética Corporal entre outros.

A volta às aulas práticas nesses laboratórios, assim como nos demais espaços de atividades práticas, é para os alunos de cursos nas áreas da Saúde, Gestão, Design, Arquitetura e Engenharias, Tecnologia da Informação e cursos de licenciaturas. Será implantado todo rigor e segurança sanitária que recomendam e exigem os protocolos governamentais e o protocolo sanitário institucional da UniAteneu.

Colaboradores

Os colaboradores e gestores da UniAteneu receberam todo o treinamento e as orientações necessárias para a retomada das atividades presenciais. Tanto os colaboradores e gestores quanto os professores e coordenadores foram orientados conforme o protocolo sanitário institucional, começando com as aulas práticas para um número reduzido de alunos e apenas em seis unidades de ensino, que traz orientações quando ao fluxo interno dos alunos, à saúde, ao ensino, ao atendimento presencial, à logística das atividades no interior das atividades e à estrutura de apoio.

A expectativa é que os alunos retornem fortalecidos depois de vivenciarem um momento tão desafiador provocado pela pandemia do novo coronavírus, buscando concluir os seus cursos, agora com todos os cuidados e medidas preventivas necessárias. O público pode esperar da UniAteneu uma instituição comprometida e responsável quanto ao retorno das aulas presenciais, cumprindo o que diz os protocolos governamentais com relação aos cuidados preventivos para evitar o contágio da Covid-19 e o que diz o protocolo sanitário da própria instituição.

Saiba mais

Centro Universitário Ateneu

Site: http://uniateneu.edu.br/

Telefone: 0800 006 1717

Redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/UniAteneu

Instagram: https://www.instagram.com/uniateneuoficial/

Twitter: https://twitter.com/UniAteneu

YouTube: https://www.youtube.com/c/UniAteneu

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados