Em solenidade inédita, Unifor promove colação de grau a distância para mais de 1.500 estudantes

A colação foi transmitida diretamente do campus da instituição, em formato inovador, com shows de Marcos Lessa e Waldonys

Escrito por Redação ,
Legenda: Alunos da Universidade de Fortaleza concluíram seu ciclo em um evento inédito com cerimônia a distância por conta da pandemia
Foto: Ares Soares/Unifor

O momento da formatura chegou para 1.508 estudantes de 35 cursos de graduação e 350 concludentes de 15 cursos do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza na noite de ontem (24). Em tempos marcados pela pandemia, a cerimônia, normalmente realizada dentro do campus da instituição, foi transmitida ao vivo para os alunos pela TV Unifor e pelas redes sociais. A solenidade também acontecerá dia 31 de julho e 21 de agosto.

A colação de grau do primeiro semestre de 2020.1 contou com o discurso de Ingryd Bezerra Almeida, graduanda do curso de Enfermagem. Ela parabenizou professores e alunos pela reinvenção das formas de ensinar e aprender durante o isolamento social, além de lembrar da resiliência de profissionais da saúde que lutam no combate ao vírus.

Durante a cerimônia, Sheila Cavalcante Pitombeira, docente do curso de Engenharia Ambiental, relembrou a importância da confiança na ciência, na pesquisa e na juventude em busca de um mundo melhor. O discurso da professora foi seguido do juramento gravado pela concludente Stephanie Melo de Aguiar. Aos alunos foi pedido para que, em suas casas, ficassem de pé, com o braço direito erguido, para repetir as palavras que prometem dignidade e ética em suas respectivas áreas profissionais.

Por fim, o Chanceler Edson Queiroz Neto reconheceu todo esforço, dedicação e empenho da equipe discente e administrativa da Universidade de Fortaleza no sentido de fazer a Academia, o ensino, pesquisa e extensão continuarem acessíveis à sociedade e aos nossos milhares de alunos. Também deu felicitações aos alunos concludentes. "O percurso concluído aqui demonstra que vocês adquiriram a disciplina, a persistência e a determinação para a vida", afirmou.

A Ata de Colação de Grau também foi assinada de forma virtual. Os concludentes precisaram acessar o link disponibilizado na página oficial da Universidade e, preenchendo o número de matrícula, senha e CPF, comprovar a participação na cerimônia. Ao fim da solenidade, shows de Marcos Lessa e Waldonys foram transmitidos do campus para todos os estudantes e familiares que assistiam à formatura.

Novos marcos

Vivenciamos hoje novos marcos! O mundo experiencia um momento histórico que tem promovido uma reflexão sobre a forma como nos relacionamos com a realidade socioambiental.

Ao atravessarmos a pandemia da Covid-19, estamos conquistando grandes avanços nas ciências e na cooperação, tornando evidente nossa capacidade de inovação e adaptação.

Seguimos melhorando nosso conhecimento para Ensinar e Aprender.

Reconheço todo esforço, dedicação e empenho da equipe discente e administrativa da Universidade de Fortaleza no sentido de fazer a Academia, ensino, pesquisa e extensão, continuar acessível à sociedade e aos nossos milhares de alunos.

É necessário, também, agradecer a todos os parentes, familiares e entes queridos que contribuíram compartilhando computadores, tablets, celulares e acesso à internet, sem o qual não conseguiríamos avançar de maneira tão satisfatória para a conclusão deste semestre. Meu muito obrigado!

Caros Neo-graduados, a Unifor continuamente contribui para o bem-estar e a melhoria de vida dos cearenses, e é nesse sentido em união com o Laboratório Central do Governo do Estado, Lacen, que promovemos a realização, até hoje, de mais de quatro mil exames diagnósticos para Covid-19 nos laboratórios da nossa Universidade, disponibilizamos também, em caráter pioneiro, na forma de "drive-thru", a vacinação para Influenza e H1N1 em nosso campus, do mesmo modo cooperamos com a Esmaltec, a UFC, o Sebrae Ceará e a Fiec para o desenvolvimento do Elmo, um equipamento para a ventilação não invasiva que contribuirá para o duelo à Covid-19.

Saudemos a todos os envolvidos nesse duelo, em especial os profissionais da área de saúde pela presença e coragem.

Por fim, parabenizo vocês, Neo-graduados, pela obtenção de seus novos títulos: Bacharéis, Mestres e Doutores. O percurso concluído aqui demonstra que vocês adquiriram a disciplina, a persistência e a determinação para a vida.

Nossa cidade, nosso Estado, nosso País e o Mundo precisam de pessoas como vocês! Sucesso a todos!

Edson Queiroz Neto, Chanceler da Universidade de Fortaleza

Universidade é o caminho do saber

'Caros Concludentes. Hoje seria um dia igualzinho aos outros. Aparentemente, este dia contém os ingredientes universais que caracterizam o misterioso e inexplicável conceito do que é o tempo. No seu excitante Ensaio Filosófico Sobre o Tempo, Norberto Elias afirma que o tempo não existe em si, não é um dado objetivo, como sustentava Newton, nem uma estrutura a priori do espírito, como queria Kant.

O tempo é, antes de tudo, um símbolo social, resultado de um longo processo de aprendizagem, tendo sido necessário o transcurso de milênios de anos para que sua noção fosse assim depurada na perspectiva universal. Agora, estamos vivenciando um outro tempo, tempo de pandemia, em que os acontecimentos, ainda que previsíveis, são estarrecedores. Estamos vivendo, também, um momento político-econômico singular, difícil, onde os fatos acontecem e se sucedem de maneira inesperada.

Em um ambiente universitário, porém, o tempo é entretido com ideias, proposições, discussões, teses e análises laboratoriais que vicejam por todo o campus. Aqui, na Universidade de Fortaleza, esse aparente emaranhado de ideias e sentimentos pode ser estudado, analisado, ensinado e aprendido, na saúde, na tecnologia, na gestão, na comunicação e no jurídico, porque a Universidade é o caminho do saber, o tempo da formação profissional, a perseverança da pesquisa e o coroamento de todo esse processo.

O dia de hoje vem representar o fechamento desse ciclo, desse percurso acadêmico, mas, também, aponta para o início de novos tempos, novas histórias. Por isso, esse momento é de júbilo, não obstante o pesar pelas vítimas laçadas na pandemia e o sentimento de tristeza pela dor dos familiares vitimados. A alegria que desabrocha em meio ao cenário sanitário sombrio representa a confiança na ciência, na pesquisa, na juventude que tanto deseja um mundo melhor. O momento, também, revela as emoções vivenciadas pelas nossas alunas e pelos nossos alunos na conquista da formação profissional e nas titulações como mestres e doutores que almejaram concretizar, superando dificuldades e desafios, que agora serão rememorados como troféus de batalhas vencidas. Para muitos, não foi fácil vencer as adversidades do caminho, mas tenho certeza de que valeu a pena.

Todavia, a mensagem verdadeira, pura e singela que fica agora, no desfecho final, olhando toda essa trajetória, todo esse período em que convivemos por aqui, é que a Unifor sente muito, muito orgulho do que aprendemos nesse momento histórico singular, sente gratidão pelo fato de que esse aprendizado reverberou em benefícios à nossa comunidade, e se sente lisonjeada de ter tido todos vocês como alunas e alunos. Saibam que esse vínculo de ensinar e aprender entre nós jamais será rompido.

Que sejam, na verdade, que sejamos todas e todos muito felizes, prósperos e realizados, com a consciência de que a fonte de inspiração e de saber para tudo isso é lembrar que existe o próximo, o outro, que, afinal, somos nós mesmos.

Sheila Cavalcante Pitombeira, professora de Engenharia Ambiental

Vencendo desafios

Se eu pudesse definir o momento que estamos vivendo, definiria com a palavra resiliência. Resiliência dos professores que precisaram se reinventar e fazer da sua casa sala de aula, laboratório e campo de estágio. Resiliência dos alunos que não desistiram em meio a tantas dificuldades que surgiram no caminho e que, ao contrário, foram em frente, se dedicaram, fizeram o melhor. Hoje, merecidamente, estamos todos aqui na colação de grau dos concludentes do primeiro semestre de 2020 da Unifor, esta universidade que também foi a nossa casa nesses últimos anos.

Eu também não poderia deixar de ressaltar a resiliência de todos os profissionais de saúde que precisaram deixar suas casas, suas famílias e suas zonas de conforto para estudar, se atualizar e trabalhar incansavelmente, cuidando do outro e combatendo a pandemia da Covid-19, causada por um inimigo invisível que trouxe profundas mudanças na vida de cada um de nós. Não podemos esquecer também de destacar os papéis de tantos outros profissionais das mais diversas áreas que precisaram se reinventar e buscar diferentes alternativas de enfrentamento da situação que o mundo vivencia. Afinal, disposição, conhecimento e humanidade nunca são demais, especialmente no atual cenário.

Concluir a graduação dessa maneira, no meio de uma pandemia, foi bastante desafiador, mas essa certamente será uma boa história para contarmos aos nossos filhos e netos no futuro. Vamos contar a eles que, apesar das dificuldades, a nossa Universidade sempre se mostrou disposta a dialogar com os alunos enquanto as soluções mais viáveis eram elaboradas. Sem dúvida, os anos anteriores já haviam nos dado uma boa preparação para passar por esse último momento. A Unifor sempre busca formar profissionais diferenciados. Profissionais técnicos, humanos e competentes e, hoje, esses somos nós. Estamos prontos para as novas etapas da nossa jornada!

Neste momento de tanta emoção e sensação de dever cumprido, devemos agradecer aos nossos familiares, cônjuges, namorados e namoradas, que nos acompanharam e apoiaram desde o início da vida acadêmica; aos amigos que sempre estiveram presentes; aos colegas de faculdade, gestores, professores e funcionários com os quais convivemos e dividimos tantos momentos nos últimos anos. Devemos um agradecimento especial à Universidade de Fortaleza que nos proporcionou e continuará proporcionando oportunidades de aprendizado.

Por fim, gostaria de parabenizar a cada um dos concludentes. Parabéns por terem chegado até aqui e finalizado esse ciclo com tanto esforço. Esse momento pode até não estar sendo como sonhamos, mas ele é todo nosso e merece ser celebrado com muita felicidade. Vamos aproveitar! Muitas coisas boas virão. Boa sorte, muito sucesso e prosperidade!

Obrigada!

Ingryd Bezerra Almeida, concludente de Enfermagem

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.