Dia do Profissional de Educação Física é celebrado com atividades e debate

A principal demanda do setor no momento é incluir a obrigatoriedade da intervenção do educador físico no desenvolvimento da criança nas primeiras séries

Escrito por Redação ,

O Dia do Profissional de Educação Física é celebrado em 1º de setembro, mas a programação de comemoração segue durante todo este mês com atividades ao ar livre, homenagens, cursos e palestras para discurtir, entre outras demandas do setor, a Educação Física Escolar, temática de Projeto de Lei 247/2016, de autoria do deputado Benigno Júnior (PSD), que visa exigir no Estado a realização das aulas de Educação Física na educação básica por profissionais habilitados e registrados junto ao Conselho Regional de Educação Física da Quinta Região (CREF5-CE).

De acordo com o presidente do Conselho, Jorge Henrique Monteiro, o que acontece atualmente é a atuação do pedagogo ou outro profissional na execução de atividades ligadas à Educação Física. "É necessária, principalmente nas séries iniciais, e intervenção do profissional de Educação Física para o desenvolvimento motor da criança".

Ele reforça que está comprovada por meio de estudos a importância da prática de atividades físicas e do desenvolvimento motor na capacidade da criança de aprender outras matérias dentro da escola. "O aluno se capacita melhor, ele aprender melhor. Essa não é uma luta só corporativista, mas que defende o direito da sociedade de ser atendida por profissionais credenciados", acrescenta.

Ensimo médio

Em 2016, quando foi proposta a Reforma do Ensino Médio, cogitou-se a retirada da obrigatoriedade da Educação Física da grade de disciplinas. O relator da medida, senador Pedro Chaves (PSC-MS), apresentou, no fim de novembro, relatório incluindo a matéria.

Para Monteiro, essa foi uma conquista resultado de articulação em todos os estados. "Se esboçou essa possibilidade e, com a articulação de todos os presidentes dos conselhos, isso não aconteceu, porque seria um absurdo os alunos do ensino médio não terem educação física, que é uma porta para a saúde na vida adulta, como disciplina obrigatória", destaca.

Atividades

Durante toda a manhã deste domingo (3), foram realizadas oficinas de beach tennis e futvôlei na Avenida Beira Mar. Ontem (2), na Washington Soares, foram ofertados treinamento funcional, alongamento, zumba e avaliação física.

A fisioterapeuta Ticiana Castro aproveitou a manhã de domingo para praticar beach tennis durante a manhã de atividades promovida pelo CREF5-CE. Ela conta que descobriu o beach tennis no começo deste ano e "não largou mais".

"Tem vezes que eu venho a semana toda, já participei de três torneios e no brasileiro eu fui vice-campeã", explica Ticiana, confirmando ainda que, aqui no Estado, o esporte ainda não é tão divulgado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.