Conheça os benefícios de manter o corpo hidratado

Ter uma hidratação adequada traz diversos benefícios para o organismo. Especialista ressalta a importância de manter um copo d’água sempre por perto

Escrito por Superzon ,
Legenda: Para quem pratica atividades físicas, ter cuidado redobrado com a hidratação é fundamental
Foto: Shutterstock

Manter uma boa frequência no consumo de água traz diversos benefícios para o corpo humano. Apesar de ser comum que algumas pessoas esqueçam de tomar o líquido em algum momento do dia, definir estratégias e manter um consumo mínimo diário são importantes para manter a saúde em dia. De acordo com a psiquiatra Ana Claudia Veneziani, os benefícios vão desde a regulação das funções metabólicas cerebrais até mesmo o estado emocional do indivíduo. 

“Nosso corpo é composto por, aproximadamente, 70% de água, sendo a maior parte do cérebro constituído por ela. Logo, a água tem uma tarefa muito importante nesse órgão, interferindo em todas as atividades funcionais cerebrais, o que pode afetar, positiva ou negativamente, a saúde mental”, comenta. 

Caso ocorra uma desidratação, sintomas ligados às funções neurológicas são esperados. Entre eles, estão a dificuldade de memória e concentração, fadiga e cansaço mental. “Junto a isso, a desidratação também pode interferir nas emoções, resultando em irritabilidade e apatia. Isso ocorre porque há uma redução da atividade do sistema límbico, responsável por regular nossas emoções.” Em casos mais graves, é possível que surjam sintomas como desorientação, taquicardia, pressão baixa, respiração acelerada e desmaios. 

E quanto de água se deve ingerir durante o dia?

Não há uma resposta geral para essa pergunta. Apesar da média indicada ser de dois litros por pessoa, o valor varia de indivíduo para indivíduo. O peso, por exemplo, é um fato determinante, pois quanto mais quilos, mais água será necessária para manter o organismo funcionando. 

No caso de quem pratica atividades físicas, a demanda também será maior, pela quantidade eliminada durante o dia. O mesmo se aplica para quem mora em regiões quentes. 

Dicas para se manter hidratado

Estar sempre hidratado e consumindo a quantidade correta de água tem inúmeros benefícios. De acordo com Lucas Rego, gerente de marketing da Superzon, empresa do segmento de purificadores de água, algumas sugestões para manter o consumo de água em dia são:

  • Utilizar aplicativos com lembretes para avisar sempre beber mais um copo;
  • Utilizar squeezes durante o dia; 
  • Estabelecer uma meta mínima de copos d’água por dia;
  • Usar gelo e água saborizada. 

E para te ajudar na tarefa de consumir mais água, nada melhor do que ter um purificador em casa. O purificador é um grande aliado no consumo de água de qualidade. Com design moderno e reservatório de água hermético, que evita a contaminação da água com o ar ambiente, o equipamento permite o consumo de água purificada, livre de cloro e outros agentes nocivos, seja para beber ou até para cozinhar.

Em relação aos purificadores de água da Superzon, Lucas pontua: “Com os melhores purificadores de água, certificados e aprovados pelo Inmetro, a Superzon se torna líder no quesito saúde, qualidade, proteção e excelência no atendimento aos seus clientes.”

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados