Comunicado: Reinício para novos setores da economia

E essa semana começa sob expectativas de retomada de novos setores em Fortaleza. A partir de amanhã, escolas particulares de educação infantil poderão voltar a receber alunos, limitadas a 30% da capacidade. Teatros, museus e cinemas também estão autorizados a funcionar com até 35% da capacidade a partir de amanhã.

Enquanto para esses segmentos a retomada já é uma realidade, o setor de eventos se prepara ansioso para o dia em que será contemplado pelo decreto do governador Camilo Santana. Isso porque o chefe do Executivo liberou também a realização de pequenos eventos a partir do dia 14 de setembro, limitados até 100 pessoas - sendo uma cada 7m², no caso de corporativos e sociais, e a cada 12m², para os esportivos e culturais. Essa é uma das conquistas do setor, que já vem pleiteando há meses a retomada de suas atividades prejudicadas pela pandemia da Covid-19.

A liberação contempla Fortaleza e 43 outras cidades cearenses. Mas, para que tudo corra bem e o Estado possa continuar a progredir no combate ao contágio pela Covid-19, é necessário que todos os segmentos contemplados sigam à risca as regras sanitárias impostas para o retorno. Todavia, é importante ressaltar que essa conscientização também cabe a cada cidadão, já que a saúde de todos depende desse esforço individual.

Partidos atentos

Com a permissão para a realização de eventos com até 100 pessoas, partidos políticos já andam revendo suas datas para realização das convenções partidárias. É o caso do PSL, que antes tinha anunciado a sua convenção para o dia 7 de setembro e, após o anúncio do governador, remarcou para dia 14. O motivo? Em vários municípios do Interior e até mesmo na Capital há uma dificuldade de mobilizar militantes e apoiadores virtualmente e até mesmo por limitações de acesso à internet em algumas localidades.

Vale ressaltar que nem todas as cidades estão autorizadas a realizar eventos, por isso é bom prestar atenção para depois não receber uma sanção do Estado e até mesmo da Justiça Eleitoral, que deixa clara a regra sobre a obrigatoriedade seguir as medidas sanitárias vigentes em cada localidade para convenções presenciais.

Pesquisa

No Ceará, a pesquisa com a pele de tilápia desenvolvida pela Universidade Federal está entre as 11 finalistas do Prêmio Euro Inovação na Saúde 2020. A premiação, exclusiva para médicos, recebeu a inscrição de 1.650 projetos de todo o Brasil e, dentre as finalistas, estão cinco pesquisas do Nordeste, cinco do Sudeste e uma do Centro-Oeste.

Os estudos realizados pelo grupo de pesquisa com pele de tilápia já conquistaram 14 primeiros lugares, além da publicação de trabalhos em diversos periódicos nacionais e internacionais. Mais uma vez, os cearenses se destacam na Educação e Inovação. É com ciência que a gente melhora nosso Estado e nosso País. Parabéns aos pesquisadores envolvidos no estudo.

Reconhecimento

Unidade policial especializada em investigar casos de pessoas desaparecidas em Fortaleza, a 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) será um dos destaques da mesa-redonda virtual "Desaparecimento de pessoas no Brasil: uma realidade de muitas peças". O encontro remoto acontece hoje, das 14 às 16 horas, e é promovido pela Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza