Comunicado: Reestruturação visual em Fortaleza

Escrito por Redação ,

Dando prosseguimento ao planejamento previsto para Fortaleza nos próximos 15 anos, por meio do Código da Cidade, a Prefeitura, através de decreto, estabeleceu cronograma para empresas de energia elétrica, telefonia e afins fazerem a transferência da rede aérea, que fica presa aos postes, para subterrânea em locais com infraestrutura adequada já existente na Capital.

Com isso, trechos das avenidas Aguanambi, Beira-Mar, Dom Luís e Desembargador Moreira, além do entorno do Polo Gastronômico da Varjota, devem receber as modificações até novembro deste ano. Caso as concessionárias não cumpram o prazo, devem pagar multa ao Município, conforme previsão em lei. Sancionado pelo prefeito Roberto Cláudio em agosto passado, o Código da Cidade estabelece normas para uma reorganização da Capital, que tem uma das maiores densidades populacionais do Brasil.

Um alívio

A ação da Prefeitura é um alento já que, em alguns locais da Capital, é possível identificar um cenário caótico de poluição visual. Na periferia, principalmente, a recorrência é alta. A determinação do Código da Cidade, reforçada pelo decreto do prefeito Roberto Cláudio, é um alívio para o visual da cidade e um fator também de segurança. As empresas de telefonia, de energia e afins, a rigor, têm pouco ou nenhum compromisso com a organização dos cabos que se espalham pela cidade.

Brechas

Apesar de as instalações de fios aéreos já serem proibidas, em Fortaleza, desde a publicação da lei, é permitida a substituição de postes, cabos e equipamentos danificados ou inutilizados, mas sem a estruturação de novas redes aéreas. De acordo com o texto do decreto, os fios de distribuição de energia elétrica, de internet, entre outros, devem ser realocados para instalações subterrâneas até 2034.

Atenção, agricultores!

A primeira dose da vacinação contra a febre aftosa no Ceará segue até o próximo dia 30 de junho. A campanha vem sendo liderada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e a expectativa é que, mesmo durante a pandemia, os cuidados com os técnicos de campo estejam assegurados para vacinação do rebanho. De acordo com balanço parcial feito até o último dia 14 de junho, 183.623 bovinos e bubalinos já foram vacinados. Ao todo, o Estado já comercializou 316.457 doses da vacina e o estoque é de 1.793.830. A meta é vacinar 2,6 milhões de bovinos e bubalinos até o fim deste mês.

Mestra dá adeus

Faleceu, no último sábado (20), a Mestra da Cultura Cearense, Elzenir Colares. Professora, pesquisadora e artista, Elzenir coordenou por 45 anos o Grupo de Tradições Cearenses, um dos mais antigos em atuação no Estado. Ela era conhecida como a Dama do Folclore Cearense. Elzenir Colares foi agraciada, em maio de 2019, com a Comenda Patativa do Assaré, da Secretaria Estadual da Cultura, conferida a personalidades, artistas, poetas, cantadores, pesquisadores que se destacaram por suas relevantes contribuições à Cultura Popular Tradicional.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.