Comunicado: Insegurança administrativa no interior

Em alguns municípios cearenses, processos que se arrastam na Justiça Eleitoral podem representar instabilidades para as gestões

Escrito por Redação ,

O ano começou e algumas cidades do Ceará continuam instáveis do ponto de vista da administração municipal. É que processos ainda se arrastam no quesito Justiça Eleitoral. Candidatos eleitos para o Executivo, que estão sub judice, enfrentam uma batalha diária desde o fim da disputa eleitoral para assumir os mandatos. Enquanto isso, os presidentes das Câmaras Municipais tornam-se prefeitos interinos. O grande problema já conhecido do eleitor é que os gestores provisórios montam suas equipes de Governo e, logo que a Justiça delibera sobre o processo eleitoral, a gestão é desmontada. O prefeito eleito, naturalmente, vai montar o Governo com as pessoas da confiança dele. Não há tempo sequer para uma transição honesta, e serviços públicos, muitas vezes, acabam suspensos ou interrompidos.

Prejuízos

A demora no julgamento desses casos eleitorais ainda segue sendo um dos problemas mais caros para a nossa democracia. A realização de novas eleições, inclusive, é outra chaga que o contribuinte precisa custear em casos da necessidade da realização de eleições suplementares por decisão da Justiça. Não bastasse a insegurança política do município, a continuidade de serviços básicos, como coleta de lixo, por exemplo, também é uma incógnita em realidades assim.

Preocupação

Um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal do Crato, que pretende transformar a Zona Especial Ambiental (ZEA) Rio Batateiras em Zona Residencial de média densidade (ZR3), tem motivado reações no município da região do Cariri, inclusive da Igreja Católica. O ministério pastoral na região forânea 1, onde estão localizadas as paróquias e áreas pastorais do Crato, iniciou o ano divulgando uma carta às autoridades em tom de preocupação com a preservação do meio ambiente. Segundo os sacerdotes, os impactos da desafetação da área seriam prejudiciais em médio e longo prazos para toda a região. Importante que o prefeito recém-empossado para um segundo mandato, Zé Ailton Brasil (PT), e os vereadores do Município possam entrar no debate e dialogar sobre a manifestação.

Tradição

Terminadas as festividades de fim de ano, afetadas, inegavelmente, pela pandemia - não houve, por exemplo, a conhecida noite de Réveillon na Praia de Iracema, em Fortaleza -, é hora de outras tradições se adaptarem ao momento sem perderem o seu significado. Nesta quarta-feira (6), os cearenses poderão participar, pela internet, da "Festa Virtual de Reis". Uma mostra online realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) reunirá apresentações de reisado, mensagens e performances em vídeo de grupos, coletivos e mestres da cultura do Estado. Será a partir das 18h, no canal da Secult Ceará no YouTube. Vale conferir!

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.