Comunicado: Eleitor, um fiscal da eleição

O Ministério Público do Ceará começou a agir no interior quando o assunto é aglomeração na pré-campanha. O caso mais recente, nesta semana, envolve o município de Varjota, onde o MP ajuizou uma Ação Civil Pública pedindo a condenação por danos morais coletivos contra pré-candidatos à prefeitura e presidentes de coligações. O assunto vem sendo abordado de perto pelo Diário do Nordeste. O cenário é grave. Lideranças políticas precisam dar o exemplo. É pouco provável que um candidato a prefeito ganhe a credibilidade da população quando desrespeita regras sanitárias à luz do dia. É importante que a população denuncie as irregularidades. O eleitor também é um fiscalizador da Justiça Eleitoral, e extremamente importante para o equilíbrio da disputa principalmente no interior do Estado.

Legislativo

Pelo menos cinco projetos de leis foram aprovados pela Assembleia Legislativa do Ceará nos últimos seis meses no cenário da pandemia. A agenda do parlamento cearense se debruçou sobre matérias que alteraram a rotina da população desde março deste ano. Entre as pautas aprovadas, estão a obrigatoriedade da instalação de equipamentos em locais para a proteção de trabalhadores durante o expediente e a divulgação de materiais informativos.

Nova organização

Os ortopedistas Leonardo Rocha Drumond e Christine Maria Muniz Silva foram eleitos, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) - Regional Ceará, 2021/2022. A eleição foi realizada em formato online durante a Assembleia Geral. A posse está marcada para dezembro.

Debate

O Sinduscon Ceará realiza hoje, às 14 horas, o encontro "Grandes Nomes da Construção", em que 40 representantes do setor da construção civil recebem o Secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Alfredo Santos, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Alfredo Santos percorre o País para dialogar com integrantes do setor da construção civil e também apresentar o novo programa habitacional do Governo Federal, o Minha Casa Verde Amarela.

Novo sistema

O Tribunal de Justiça criou uma nova ferramenta para orientar os usuários da Justiça sobre os dias em que as varas atenderão às demandas excepcionais presencialmente. Os atendimentos ainda acontecem, preferencialmente, no formato virtual, por e-mail ou Whatsapp Business, sem comprometer os fluxos de trabalho nem o trâmite processual. Os usuários poderão fazer buscas pelo nome da vara ou pela data desejada. Inicialmente, serão inseridas na ferramenta de busca apenas as unidades da Capital. O sistema com as escalas do Interior está em desenvolvimento.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza


Redação 29 de Outubro de 2020