Árvore quase centenária foi cortada no Centro de Fortaleza

De acordo com a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) o espécime poderia cair, causando risco e transtorno à população

Uma árvore foi cortada na Praça dos Voluntários, no Centro de Fortaleza, na última sexta-feira (25). O espécime tratava-se de um “Ficus Benjamim”, e de acordo com frequentadores da praça, tinha por volta de 80 a 90 anos.

No lugar onde, agora, encontra-se apenas o tronco da árvore a população fincou uma cruz com o protesto “A Prefeitura de Fortaleza assassina uma árvore. Quase 100 anos. Benjamim 2019”.

Legenda: Cruz fincada como protesto contra o corte da árvore
Foto: Foto: José Leomar

Contudo, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) informou que a árvore cortada era “considerada como invasora, que apresentava uma profunda fenda na altura mediana do tronco”. O órgão também informa que “a solicitação do corte foi feita por um cidadão e após vistoria técnica de um engenheiro agrônomo foi efetuado o laudo de corte”.

A UrbFor revelou que o motivo do corte foi uma “fenda provocada por uma doença comum em nossas árvores, conhecida popularmente como broca, que aliado à sua idade e porte, poderia ocasionar a queda da árvore causando risco e transtorno a população”.

Isac Chaves, dono de uma banca de jornal localizada na Praça lamentou o corte. O proprietário possui a banca há 50 anos, e quando chegou ao local, a árvore já estava lá. Agora, ele revela que vai sentir falta da sombra que o Benjamim fazia.

Legenda: Vistoria realizada pela UrbFor localizou uma fenda no tronco da árvore
Foto: Foto: UrbFor/divulgação