Willian Lima conquista medalha de prata para Brasil no judô nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

O brasileiro disputou a decisão com o japonês Hifumi Abe na categoria até 66 kg

Legenda: Willian Lima garantiu a 1ª medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Foto: Wander Roberto / COB

A primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 chegou neste domingo (28) com a conquista da prata pelo judoca brasileiro Willian Lima na categoria até 66kg. O paulista de 24 anos disputou a finalíssima da modalidade com o japonês Hifumi Abe, tetracampeão mundial, que garantiu o ouro na Olimpíada, assim como fez nos Jogos de Tóquio-2020.

O resultado é histórico, com o retorno do Brasil para uma final do judô masculino depois de 24 anos. A última foi nos Jogos de Sydney-2000. No retrospecto geral, garantiu a 25ª medalha do país no esporte durante os Jogos Olímpicos.

"Bom, a derrota dói na final. Eu sabia que tinha condição de ser campeão, abdiquei muito e isso dói, mas eu falei pro meu filho que ia colocar a medalha no pescoço dele e eu vou. Eu estava muito bem tecnicamente e fisicamente, por eu nunca ter lutado contra ele (Hifumi Abe), não sabia bem o que fazer, ver no vídeo e sentir é diferente. É a minha primeira Olimpíada, achei que ia ficar nervoso, mas eu consegui trazer uma medalha para o Brasil, para a minha família, e isso acaba sendo mais fácil quando a gente acredita, mas tem muita gente acreditando. Queria agradecer, pedir desculpa pela prata, mas sei que o ouro vem na próxima Olimpíada”.
Willian Lima
Medalha de prata no judô

Até a final, superou quatro rivais: Sardor Nurillaev (Uzbequistão), Serdar Rahimov (Turcomenistão) e Baskhuu Yondonperenlei (Mongolia), além de Guzmán Kyrgyzbayev (Cazaquistão), em sequência.

Campeão mundial Sub-21 em 2019 e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023, Willian participou da Olimpíada pela 1ª vez na carreira e já chegou ao pódio, mostrando projeção e sendo uma esperança também para o futuro.

No tatame contra o japonês, o judoca sofreu um shido, que é uma advertência na luta, e perdeu após receber dois Waza-ari, que se transformam em um ippon pelo acúmulo das pontuações, o que configura a conclusão do embate.

Larissa Pimenta é bronze

Larissa Pimenta em ação pelo judô
Legenda: Larissa Pimenta em ação pelo judô
Foto: Gabriela Sabau/IJF/Divulgação

A brasileira Larissa Pimenta garantiu a medalha de bronze no judô da Olimpíada de Paris. Na categoria até 52kg, a judoca superou a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial, na disputa pela 3ª posição e se confirmou no pódio do esporte.

Natural de São Vicente, em São Paulo, a atleta vive o melhor momento da carreira. Em 10ª no ranking mundial, se sagrou campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023.