Sensação do Campeonato Cearense, Maracanã faz semifinal inédita contra o Fortaleza; veja história

As equipes se enfrentam no domingo, na Arena Castelão

Legenda: Maracanã enfrenta o Fortaleza em semifinal inédita do Campeonato Cearense.
Foto: EDS Comunicação/Maracanã

O Maracanã vai disputar pela primeira vez a semifinal do Campeonato Cearense. A equipe, fundada em 2005, terá pela frente o Fortaleza, atual campeão do torneio. Sob comando do técnico Júnior Cearense, um dos quatro melhores times da competição quer vencer o desafio diante do Tricolor. Para o duelo inédito na Arena Castelão, ele conta com a experiência de Pio e a pontaria de Júnior Mandacaru.  O primeiro duelo será no domingo (10), a partir das 17 horas (de Brasília).

O time da Região Metropolitana da capital se manteve invicto na Fase de Grupos do estadual. Foram duas vitórias e três empates que resultaram na segunda colocação do Grupo A, com 9 pontos, superado apenas pelo Tricolor do Pici, que liderou com 11.

Garantido nas quartas de final, o Alviceleste sofreu a primeira e única derrota diante do Floresta. O Lobo da Vila venceu o Maracanã por 1 a 0, com gol de Romarinho. Mas isso não foi suficiente para abalar a equipe, que reverteu o placar no jogo da volta. Testinha e Mandacaru marcaram os tentos da virada. O treinador avalia a campanha do time.

"Está excelente. A gente vem de jogos onde a gente foi muito bem. Todos os jogos que a gente teve não teve oscilação ainda. Acredito que o jogo que a gente oscilou mais foi contra o Barbalha, e nós ganhamos o jogo lá nos 20 minutos finais. O restante dos jogos a gente foi bem maduro em todos eles. Perdemos para o Floresta nessa fase já das quartas de finais num erro da arbitragem. Então, me considero ainda invicto por tudo que a gente fez na competição", disse Júnior Cearense, treinador da equipe desde 2020. 

EXPERIÊNCIA E LIDERANÇA

Uma das lideranças da equipe, o experiente Pio é figurinha carimbada no futebol cearense. O jogador, conhecido pelos chutes fortes e certeiros, já conquistou três títulos estaduais com Ceará e Fortaleza. Pelo Tricolor do Pici, foram dois: em 2015 e 2016.

"Eu me sinto privilegiado de estar defendendo a camisa do Maracanã e poder disputar a primeira semi de Campeonato Cearense da história do clube, dentro do principal palco do futebol cearense que é a Arena Castelão, onde já conquistei título. É uma experiência em tanto jogar contra a minha ex-equipe. Creio que será um privilégio e através da minha experiência, do tempo que eu tenho no futebol, creio que vai agregar muito nossa equipe em busca do tão sonhado objetivo que é garantir essa vaga na final", ressaltou o meia de 36 anos.

Mandacaru destaca que o empate com o Ceará, na primeira rodada da competição, foi importante para o grupo como parâmetro para futuros confrontos. 

"A gente sabia que ia jogar contra um dos grandes da capital. A gente sabia como era a tática deles. Eles iam começando uma pré-temporada também. Isso nos deu vantagem também. Assim como o jogo do Fortaleza será a mesma coisa. O negócio é estudar. Estudamos eles direito. Por pouco, a gente não conseguiu a vitória. Mas sempre respeitando a outra equipe. Foi um bom incentivo para o começo do campeonato para a gente e esse pontapé para chegar até a final", completou o artilheiro do time no torneio.

DUELO CONTRA O FORTALEZA

Maracanã e Fortaleza vão se enfrentar pela primeira vez na história. A equipe de Maracanaú também é estreante na semifinal do torneio. Para o duelo, o treinador ressalta que o grupo terá pela frente um grande adversário. Em comum, as equipes têm dois dos técnicos mais longevos da competição.

"Vamos enfrentar a melhor equipe do estado, de primeira divisão, jogou Libertadores, que tem o mesmo grupo há alguns anos. Só qualificam. Mas a nossa postura tem que ser a mesma do campeonato todo. Vamos ter a nossa postura, lógico, estudando a equipe do Fortaleza, sabendo o que nós temos que fazer, onde temos que tentar neutralizar o adversário para a gente ter sucesso na partida", ressaltou o técnico Júnior Cearense.

"Não tem equipe perfeita. Sempre tem um ponto fraco e um forte. Sabemos que a equipe do Fortaleza é qualificada, forte, um grupo que está há quatro anos com o mesmo comandante. Vai ser um desafio difícil, mas creio que o que nós fizemos desde o início da competição vai nos fortalecer. Temos que aproveitar as oportunidades que aparecerem no jogo. Temos que por em prática e tentar fazer o gol para que a gente possa sair com a vantagem na primeira partida", completou Pio.

 

FORÇA DO GRUPO

Fundado em 31 de janeiro de 2005, o Maracanã disputa a terceira temporada na elite do futebol cearense em 2024. Antes, o clube conquistou a Série C do estadual em 2020, e a Série B de 2021. Em ascensão, o time já superou a campanha de 2023, quando chegou às quartas de final do torneio e garantiu uma vaga na Série D do Brasileiro deste ano. Júnior Mandacaru, artilheiro do time com três gols na competição, fala sobre a expectativa para a semifinal inédita. 

"A cabeça de todo mundo está boa. A gente vem conversando bastante sobre esse jogo. É o jogo mais importante da vida de cada jogador que está aqui. O grupo está focado. A gente está assimilando bem o trabalho do professor, vamos trabalhar em cima do que o Fortaleza vem fazendo. É uma grande equipe, sabemos disso, mas vamos atrás dos nossos objetivos, que é tentar chegar na final", disse o atacante de 30 anos. 

"Dedicação do grupo, a entrega. Acredito que aqui a gente conseguiu formar uma família. São atletas em campo e cidadãos fora dele. E isso tudo faz a diferença. Não dá para eu pegar um atleta e dizer que é o ponto forte do Maracanã. Nosso ponto forte é o grupo. Tanto é que na maioria dos jogos quem resolve é quem entra depois. Então, isso mostra a força do Maracanã", destacou o treinador Júnior Cearense.


JOGOS DO MARACANÃ NO CEARENSE

Fase de Grupos

  • Maracanã 1 - 1 Ceará
  • Horizonte 1 - 3 Maracanã
  • Barbalha 1 - 2 Maracanã
  • Maracanã 2 - 2 Iguatu
  • Ferroviário 0 - 0 Maracanã

Quartas de final

  • Floresta 1 - 0 Maracanã
  • Maracanã 2 - 0 Floresta