Internado, o "rei do futebol" trata um câncer no cólon e uma infecção respiratória
O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, de 82 anos, o Pelé, publicou uma nota para tranquilizar e agradecer o apoio dos fãs, neste sábado (3), no Instagram. O ex-atleta está internado com uma infecção respiratória, mas o quadro de saúde é estável.
"Meus amigos, eu quero manter todos tranquilos e com o pensamento positivo. Estou forte, com muita esperança e sigo meu tratamento como sempre. Quero agradecer a toda equipe médica e de enfermagem, por todo zelo que tenho recebido", iniciou.
"Eu tenho muita fé em Deus e cada mensagem de amor que recebo de vocês, vindas mundo inteiro, me mantém cheio de energias. E assistir o Brasil na Copa do Mundo também!", finalizou.
Conforme divulgado na sexta (2) pela unidade hospitalar, o rei do futebol reage bem aos antibióticos para combater a infecção respiratória. Neste sábado, os médicos reiteraram que o quadro segue estável.
"Tem tido boa resposta também aos cuidados na infecção respiratória, não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24h", informa o comunicado.
O boletim foi assinado pelo dr. Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista no Hospital Israelita Albert Einstein; dr. Rene Gansl, oncologista no hospital, e dr. Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico e serviços hospitalares da instituição.
No início deste ano, foram constatadas metástases no pulmão, fígado e no intestino. Contudo, conforme o jornal, o tratamento quimioterápico foi suspenso e o "rei do futebol" está sob cuidados paliativos para aliviar as dores.
O que são cuidados paliativos?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados paliativos são a assistência promovida por uma equipe multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares.
Dentre as medidas, estão a prevenção e alívio do sofrimento. A abordagem é comum em pacientes portadores de câncer em fase avançada.
Quantas Copas Pelé participou?
Pela Seleção Brasileira (de 1957 a 1971), Pelé disputou 113 jogos, com 95 gols marcados. Com Pelé em campo, a Seleção venceu 84 vezes, com 15 empates e 14 derrotas.
O Rei do futebol ganhou 10 títulos com a Seleção Brasileira: Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970), Copa Roca (1957 e 1963), Taça do Atlântico (1960), Taça Oswaldo Cruz (1958, 1962 e 1968) e Taça Bernardo O'Higgins (1959).