Pelé é homenageado em estádios ao redor do mundo; veja imagens

“Rei” morreu aos 82 anos e deixou um legado no futebol mundial

Legenda: Wembley foi um dos estádios a homenagear Pelé
Foto: Divulgação/England

Estádios ao redor do mundo têm prestado homenagens a Pelé, que morreu na última quinta-feira (29), vítima de um câncer de cólon. Além da Vila Belmiro, estádio onde Pelé brilhou durante sua passagem pelo Santos, outros palcos do futebol mundial reverenciaram aquele que é considerado o “Rei” do futebol e o melhor jogador de todos os tempos.

A Vila Belmiro, localizada em Santos (SP), é a casa do Santos Futebol Clube, que tem Pelé como seu maior ídolo. Na noite da última quinta-feira (29), após a confirmação da morte de Pelé, as luzes do estádio foram apagadas. Permaneceu aceso apenas o telão da Vila Belmiro, apresentando uma coroa e o nome “Edson Arantes do Nascimento”.

Neste momento de luto nacional, o Corinthians deixou a rivalidade de lado e prestou homenagens a Pelé. Na noite da última quinta-feira, um telão do lado externo da Neo Química Arena, estádio do Corinthians, exibiu três estrelas, referentes aos três títulos da Copa do Mundo conquistados por Pelé, e uma foto do “Rei”.

O principal palco do futebol brasileiro também fez questão de prestar homenagens ao eterno camisa 10 da Seleção Brasileira. O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, localizado no Rio de Janeiro (RJ), ficou apagado na noite da última quinta-feira (29), apenas com luzes douradas acesas, representando a coroa do “Rei”.

O principal estádio do estado onde Pelé nasceu também homenageou o craque brasileiro. O Mineirão, localizado em Belo Horizonte (MG), apagou as suas luzes na noite da última quinta-feira (29) e acendeu refletores nas cores verde e amarela, representando a Seleção Brasileira, pela qual Pelé tornou-se conhecido em todo o mundo.

As homenagens em estádios não se restringem ao território brasileiro. Os arcos de Wembley, um dos principais estádios da Europa, localizado na Inglaterra, foram iluminados nas cores verde e amarela. Além disso, um telão do lado externo do estádio exibiu o nome Pelé, os anos de nascimento e falecimento do “Rei” e uma foto dele com Bobby Moore.

Antes da partida entre Olympique de Marselha e Toulouse, válida pelo Campeonato Francês, Pelé foi homenageado no Estádio Vélodrome. Antes da bola rolar, os jogadores das duas equipes ficaram enfileirados no gramado enquanto uma mensagem de gratidão a Pelé foi exibida nos telões. Torcedores e jogadores se emocionaram.

Pelé também foi homenageado na partida entre Sporting e Paços Ferreira, válida pelo Campeonato Português. Torcedores e jogadores dos dois times tiveram um minuto de aplausos ao “Rei” antes da bola rolar para o duelo entre as duas equipes portuguesas. O fato aconteceu no Estádio José Alvalade, em Lisboa, Portugal.

O mesmo fato aconteceu no Estádio Cívitas Metropolitano, em Madrid, Espanha. Antes da bola rolar para o duelo entre Atlético de Madrid e Elche, uma mensagem de homenagem a Pelé foi exibida nos telões do estádio. Torcedores e jogadores das duas equipes prestaram um minuto de silêncio em respeito e homenagem ao “Rei”.

Homenagens a Pelé devem continuar acontecendo em diversas partidas realizadas ao redor do mundo.