Leão faz festa digna de título para permanência na Série C
Com a goleada de 4x0 sobre o CRB/AL, o Fortaleza se manteve na Série C, mesmo com a vitória do Campinense
Pode não parecer muito, mas o simples fato de permanecer na Terceira Divisão foi comemorado pelos torcedores do Fortaleza como se fosse um título. O alívio de uma vergonha e as circunstâncias dos jogos, tanto no PV, quanto em Campina Grande, mexeram muito com os sentimentos dos leoninos.
O Fortaleza goleou o CRB/AL por 4x0, ontem à tarde no PV, pela 10ª rodada da Série C. Esse placar, combinado com a vitória do Campinense/PB por 1x0 (gol de Gilberto Matuto aos 46 minutos do segundo tempo) sobre o Guarany/S, manteve o Leão na Série C e rebaixou o time de Campina Grande, pelo número de gols marcados.
Fortaleza e Campinense encerram suas participações, ambos com nove pontos, duas vitórias e -1 gol de saldo. No outro critério de desempate, o Tricolor marcou 11 gols, contra 7 dos paraibanos.
O CRB/AL confirmou a sua classificação, em segundo lugar do Grupo B, com 11 pontos.
O torcedor do Leão que foi ao PV não vai esquecer tantas emoções vividas em uma só partida. Coisa que a frieza dos números acima expostos não é capaz de retratar com fidelidade.
Só luta
Apesar do espírito de luta dos jogadores do Leão, o primeiro tempo não foi o esperado. O time errou muitos passes no momento de finalizar as jogadas e criou poucas chances de gol. Em compensação, a defesa tricolor se apresentou bem, anulando as principais jogadas do rival.
A melhor oportunidade do Tricolor ocorreu aos 36 minutos, quando Guto fez o passe para Reginaldo Júnior, que penetrou na área, mas ao dividir com o goleiro, este rebateu a bola e evitou o gol.
O CRB ainda marcou um gol ilícito, pois Aloísio Chulapa tocou com a mão na bola, antes de fazer o passe para Everton Maradona, autor do gol anulado.
Todas as emoções estavam reservadas para o segundo tempo. Jogando melhor, o time do técnico Júlio Araújo chegou ao primeiro gol aos 6 minutos. Guto cobrou falta, a bola bateu no travessão, ao cair, Dezinho deu uma bicicleta e Vavá chutou forte, marcando 1x0.
Aos 11 minutos, Reginaldo Júnior foi derrubado na área: pênalti, que o goleiro defendeu na cobrança de Carlinhos Bala. Mas, o lateral Paulo Rodrigues foi expulso e abriu caminho à goleada. Aos 17, o goleiro Cristiano agrediu um gandula e foi expulso.
O volante Roberto Lopes foi para o gol. Aos 24, Vavá fez 2x0, mas o Campinense fez 1x0 no Guarany. O placar ainda não era suficiente para o Tricolor. Começou o desespero da torcida. Aos 39, Gustavo fez 3x0 e aos 43, Marcos Goiano fez o gol da permanência na Série C, para delírio total da torcida.
Ficha técnica
Fortaleza
Lopes, Marcio Gabriel (Gustavo Papa), Dezinho, Julio César e Guto; Escobar (Vinícius), Rogério, Pereira ( Marcos Goiano) e Carlinhos Bala; Reginaldo Junior e Vavá. Técnico: Julio Araújo
CRB/AL
Cristiano, Pio ( Maizena), Edney, Rodrigão e Paulo Rodrigues; Roberto Lopes, Bruno Moreno, Geovani e David (Cadu); Ewerton Maradona ( Marco Antonio) e Aloísio Chulapa. Técnico: Flávio Lopes.
Competição: Série C do Campeonato Brasileiro. Estádio: PV. Data: 17 de setembro de 2011. Árbitro: Guttemberg de Paula Fonseca (Fifa/RJ). Assistentes: José Nilton da Costa (PI) e Marcos Brígido (CE).Renda: R$ 87.079,00. Público: 7.354 pagantes. Gols: Vavá (6/2ºT e 24/2ºT), Gustavo Papa (39/2ºT) , Marcos Goiano (43/2ºT). Cartões amarelos: Reginaldo Jr. e Pereira (FORT); Paulo Rodrigues e Marco Antonio (CRB). Cartões vermelhos: Cristiano e Paulo Rodrigues (CRB).
Em Campina Grande
Campinense vence Guarany, mas cai
Jogando em busca da classificação, mas também podendo ser rebaixado, o Guarany de Sobral perdeu para o Campinense por 1 a 0, ontem, no estádio Amigão/PB, pela Série C. O time cearense perdeu várias chances de gol e viu o rival abrir o placar aos 46 minutos do segundo tempo.
Com a derrota, O time de Sobral se salvou do rebaixamento pelo critério do saldo de gols. Ficou com 0, enquanto o adversário caiu com -1.
Com um atraso de quase cinco minutos devido ambos os times estarem com calções brancos, a partida só teve seu primeiro lance de perigo aos nove minutos do 1º tempo. O lateral Flávio Carvalho cruzou para o atacante Marcos Neves, que dominou no meio de dois zagueiros do Guarany, mas o chute saiu à esquerda do gol.
O time cearense só reagiu aos 16 minutos, quando Niel recebeu na entrada da área, driblou três, mas acabou perdendo a bola por enrolar demais. Cinco minutos depois Thiago Granja roubou a bola no meio-campo, chegou sozinho pela direita, mas o cruzamento foi muito forte. Apesar do domínio no segundo tempo, o Guarany não conseguiu fazer o gol.
E como quem não faz, leva, aos 46 minutos do segundo tempo o Campinense marcou o gol após cobrança de falta, efetuada por Gilberto Matuto. O Guarany escapou de uma queda por ter zerado o seu saldo de gols.