Fortaleza é goleado por 5 a 0 para o Botafogo no Castelão e segue no Z-4 da Série A
A partida deste sábado (9) era válida pela 19ª rodada do Brasileirão
O Fortaleza sofreu uma goleada histórica para o Botafogo por 5 a 0, neste sábado (9), e seguiu na zona de rebaixamento da Série A de 2025. Na Arena Castelão, o Leão foi superado com gols de Marçal (2x), David Ricardo, Arthur Cabral e Matheus Martins, ampliando a sequência sem vitórias para três partidas na atual temporada. O detalhe: o zagueiro tricolor Gustavo Mancha recebeu cartão vermelho com 5 minutos de partida.
Assim, o time seguiu na 18ª posição, com 15 pontos. O Vitória-BA é o primeiro fora do Z-4, com 18. Já o Botafogo ficou em 5º na tabela de classificação, somando agora 29.
O próximo compromisso no Brasileirão é no sábado (16), quando enfrenta o Fluminense, às 16h, no Maracanã. Antes, no entanto, vira a chave para a Libertadores com um desafio na terça-feira (12), às 19h, na Arena Castelão, diante do Vélez Sarsfield, da Argentina. A partida é pelas oitavas de final.
O jogo
O Fortaleza iniciou a partida com a linha alta e pressionando no campo de defesa. Aos 4, em bola recuperada de Sasha, Prior arriscou de longe para defesa do goleiro Léo Linck. O problema é que a estratégia chegou ao fim no minuto seguinte, quando o zagueiro Gustavo Mancha recebeu cartão vermelho direto do árbitro Anderson Daronco (RS) por um carrinho no volante Danilo, do Botafogo.
Com um a menos, o técnico português Renato Paiva retirou Deyverson e acionou Gastón Ávila. Apesar da reposição defensiva, o Botafogo abriu o placar aos 14, com Alex Telles cobrando falta na área para desvio de Marçal, de cabeça, fazendo: 0x1. Depois disso, os cariocas fizeram pressão.
Álvaro Montoro, Artur Victor, Arthur Cabral e Savarino tiveram oportunidades, não aproveitando e também parando no goleiro Vinícius Silvestre. A partir dos 30, no entanto, o Leão reagiu na partida e começou a buscar jogo. A melhor chance foi aos 39, com Tinga testando rente à trave alvinegra.
No último lance, aos 50, prevaleceu o desempenho do Botafogo no duelo. Com uma bola esticada de Montoro, Arthur Cabral ganhou na velocidade, driblou o arqueiro e ampliou no fim do 1º tempo: 0x2.
Na volta do intervalo, Rossetto entrou no Fortaleza. Apesar da mudança no meio-campo, o Botafogo seguiu melhor e logo no 1º minuto, com Newton, em chute colocado, carimbou o travessão leonino. O arremate serviu de aviso para a ampliação do placar logo aos 2 do 2º tempo, com Marçal: 0x3.
O defensor aproveitou bola cruzada na área, corte mal executado da defesa e a assistência de Arthur Cabral para fazer. Aos 8, mais um gol nasceu de escanteio, agora com Savarino levantando na área para David Ricardo cabecear forte e definir o resultado como a goleada na Arena Castelão: 0x4.
Assim, com larga desvantagem, Kervin Andrade, Adam Bareiro e Pikachu foram acionados, mas não foi suficiente para mudar o panorama do jogo. O Botafogo então mexeu na escalação, descansou parte dos titulares, administrou o placar e encerrou a partida, sem esforço, ampliando o placar aos 49, com Matheus Martins: 5x0.
Saiba como foi o tempo real
ESCALAÇÕES
- Fortaleza | Vinícius Silvestre; Tinga, Kuscevic, Gustavo Mancha e Weverson; Lucas Sasha, Matheus Pereira (Rossetto) e Lucca Prior (Pikachu); José Herrera (Kervin Andrade), Breno Lopes (Adam Bareiro) e Deyverson (Gastón Ávila). Técnico: Renato Paiva.
- Botafogo | Léo Linck; Vitinho (Mateo Ponte), David Ricardo, Marçal e Alex Telles; Newton, Danilo (Huguinho) e Montoro (Matheus Martins); Artur Victor, Savarino (Joaquim Correa) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancellotti.
FORTALEZA 0X5 BOTAFOGO | FICHA TÉCNICA
- Competição: 19ª rodada do Brasileirão
- Local: Arena Castelão
- Data: 09/08/2025 (sábado)
- Horário: 20h30 (de Brasília)
- Gols: Marçal aos 14' 1T (0x1), Arthur Cabral aos 50' 1T (0x2), Marçal aos 02' 2T (0x3), David Ricardo aos 08' 2T (0x4) e Matheus Martins aos 48' 2T (0x5)
- Cartão amarelo: Renato Paiva e Adam Bareiro (Fortaleza)
- Cartão vermelho: Gustavo Mancha (Fortaleza)
- Árbitro: Anderson Daronco (RS)
- Assistente 1: Michael Stanislau (RS)
- Assistente 2: Jorge Eduardo Bernardi (RS)
- VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
- 4º árbitro: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS)