Douglas brilha, e Icasa celebra 2ª conquista
Partida, com mais de 30 mil pessoas, consagra goleiro do Icasa e brinda equipe com 2º troféu em menos de 50 dias
“Nós paramos no Douglas. Ele defendeu praticamente tudo”, reconheceu o técnico, do Fortaleza, Silas, ao final da partida de ontem, em que brilhou a estrela do camisa 1 do Icasa.
Com defesas sensacionais e um pouco de sorte, principalmente na etapa complementar, o goleiro do Verdão segurou o time tricolor e levou sua equipe ao segundo título em menos de 50 dias. Na última semana de 2007, o Icasa já havia conquistado a Copa da Integração.
O jogo
Precisando vencer no tempo normal para levar o jogo para a prorrogação, o Fortaleza partiu logo para cima. Tanto, que com um minuto de bola rolando, Paulo Isidoro obrigou Douglas a fazer bela defesa. Aos três, foi a vez de Rômulo pressionar, chutando a bola por cima da trave. O Icasa só veio aparecer, aos 13 minutos, em um chute de Gilberto Matuto para a tranqüila defesa de Tiago Cardoso. No lance seguinte, Lúcio, da entrada da área, bateu e Douglas, outra vez, espalmou.
Se os atacantes não resolviam, o zagueiro Preto resolveu fazer a jogada mais bonita do primeiro tempo. O camisa 3 tricolor arrancou do campo de defesa tocou para Paulo Isidoro, que devolveu de calcanhar, Preto, de primeira, chutou rasteiro assustando Douglas.
Aos 31, Marcos Sampaio não marcou um pênalti claríssimo de Erandir em cima de Esquerdinha. Porém, dois minutos depois, o mesmo Esquerdinha bateu torto, a bola correu para a linha de fundo, mas Wanderley acreditou e cruzou para dentro da pequena área. Marciano, com o gol livre, só escorou e abriu o marcador.
“Foi um lance de oportunismo. Vi que o Wanderley ia chegar na bola e cruzar. Graças a Deus fui feliz”, disse Marciano no intervalo da partida. O Fortaleza, no entanto, por pouco, não empatou ainda no primeiro tempo. Paulo Isidoro bateu colocado, mas Douglas se esticou todo e salvou novamente.
Consagração
O segundo tempo foi marcado pelo duelo particular entre Douglas e o atacante Rômulo. Em pelo menos três chutes do camisa 9 do Fortaleza, o goleiro icasiano salvou o empate do rival.
A sorte também ajudou Douglas em duas batidas de Lúcio. Na primeira, aos 30min, o meia arriscou de longe, o camisa 1 rebateu e Rafael salvou dos pés de Rômulo. Na segunda, aos 41, foi a vez do travessão, que livrou o empate.
Porém, a consagração veio aos 43, Cleiton bateu rasteiro, colocado, mas Douglas tirou com a ponta dedo. Nem o gol de Paulo Isidoro, de falta, aos 48, evitou a partida memorável do destaque do Campeonato Cearense, até o momento.
SILAS PEREIRA
“Deus não quis que a gente ganhasse esse primeiro turno”
Nos vestiários do Fortaleza, ontem, no Castelão, após o empate, por 1 a 1, e consequentemente sem o título de campeão do primeiro turno, o clima era de tristeza entre o grupo tricolor.
O técnico Silas tentou explicar o motivo que levou o seu time a não conseguir repetir os feitos contra o Horizonte, na segunda-feira passada, e contra o próprio Icasa, em 2005. “Criamos várias oportunidades para virarmos, mas o Douglas foi muito feliz e salvou praticamente tudo. Deus não quis que a gente conquistasse esse primeiro turno”, declarou.
Hoje, o elenco tricolor ganhou folga. O dia será marcado por uma reunião entre a diretoria e a comissão técnica.
ERRO GRAVE
Marcos Antônio Sampaio teve atuação apenas razoável
A arbitragem de Marcos Antônio Sampaio pode ser considerada apenas razoável. Ele pecou no aspecto disciplinar. Alguns jogadores, de lado a lado, exageraram na violência e poderiam ter sido expulsos de campo.
Um erro fatal poderia ter influenciado no marcador, caso o Fortaleza conseguisse a vitória no primeiro tempo. O volante Erandir cometeu uma penalidade clara em Esquerdinha que não foi marcada.
O auxiliar Carlos Feitosa, já no final do primeiro tempo, chamou a sua atenção para a postura do técnico do Fortaleza, Silas Pereira, que saiu da área técnica várias vezes. Sampaio atendeu a Feitosa e expulsou o treinador.
DESTAQUE
Camisa 1 do Verdão se emociona com título
Douglas
Fiquei três anos no Coritiba e acabamos caindo para a Série B do Brasileiro, em 2005. No ano seguinte, fui para Portugal e passei muitas dificuldades. Por isso, ganhar este título era muito importante por tudo que eu passei. Nós não fomos campeões neste domingo, ganhamos durante o turno pela nossa determinação e empenho dentro de campo.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 1
Tiago Cardoso; Michel, Juninho (Osvaldo), Preto e Márcio Azevedo; Erandir, Rogério, Rogerinho (Cleiton) e Lúcio; Paulo Isidoro e Rômulo.
Técnico: Silas Pereira.
Icasa 1
Douglas; Gilberto Matuto, Tiago, Kleiton Mineiro e Esquerdinha; Jonas, Tony, Serginho (Rafael) e Zé Augusto; Wanderley (Isac) e Marciano (Clodoaldo).
Técnico: Play Freitas.
Competição - Campeonato Cearense. Estádio - Castelão, em Fortaleza (CE). Data - 17 de fevereiro de 2008. Árbitro - Marcos Sampaio. Assistentes - Carlos Feitosa e Marcos Brígido . Renda - R$ 389.850,00. Público - 30.012 pagantes. Gols - Marciano, aos 33 minutos do 1º tempo, e Paulo Isidoro, aos 48 minutos do 2º tempo. Cartões amarelos - Michel, Preto, Erandir, Márcio Azevedo, Rogério; Gilberto Matuto, Tiago, Kleiton Mineiro, Esquerdinha e Wanderley.
Cartão vermelho - Erandir.