Fortaleza pressiona, mas é derrotado pelo Cruzeiro fora de casa e vê situação no Z-4 piorar

Duelo válido pela 29ª rodada do Brasileirão ocorreu no Mineirão, em Belo Horizonte

Escrito por
Crisneive Silveira crisneive.silveira@svm.com.br
(Atualizado às 07:23, em 19 de Outubro de 2025)
Legenda: Cruzeiro x Fortaleza, no Mineirão.
Foto: Matheus Amorim / Fortaleza EC

Neste sábado (18), dia em que completa 107 anos, o Fortaleza teve boa atuação diante do Cruzeiro, mas não conseguiu evitar mais uma derrota no Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Martín Palermo segue em situação difícil na competição e vê a distância para escapar da zona de rebaixamento aumentar. Christian marcou o único gol da partida ainda no primeiro tempo, no Mineirão.

Veja também

Na tabela

O Tricolor do Pici segue em 18º lugar na tabela, com 24 pontos somados. São quatro de distância para o Vitória, que está uma posição acima e sete atrás do Santos, o primeiro fora da zona de rebaixamento. O Cruzeiro se mantém em terceiro lugar, com 56 pontos.

Próximos desafios

O Tricolor do Pici volta a campo no sábado (25), quando recebe o Flamengo. As equipes se enfrentam às 19h30 (de Brasília), na Arena Castelão, em jogo da 30ª rodada. No domingo (26), o Cruzeiro visita o Palmeiras no Allianz Parque.

Como foi o jogo?

O Fortaleza iniciou pressionando no ataque em jogada com Mancuso e Pochettino. O Cruzeiro respondeu em lance de Gabigol. O atacante recebeu passe rasteiro de Christian e, mesmo com o gol livre, mandou a bola para fora. Atrás no placar, o Tricolor se fechou na defesa e tentou puxar contra-ataques em velocidade.

O Tricolor melhorou na partida, conseguiu segurar mais a posse de bola. Breno Lopes criou as principais chances de ataque. Em um dos lances, ele avançou pela esquerda até quase o fim do campo e recuou a bola para Pochettino. O meia chutou rasteiro na direção do gol, e Léo Aragão fez a defesa.

Mas aos 20 minutos, Christian abriu o placar para os anfitriões. Arroyo fez jogada pela esquerda e tocou a bola para o meio da área. O volante chegou sem marcação e chutou forte para o fundo da rede.

O Cruzeiro teve outra boa chance pelo lado direito. Gabriel recebeu passe de Christian e chutou forte, mas o goleiro Brenno espalmou. A bola voltou para o camisa 9, que chutou novamente e mandou para fora.

O Fortaleza sofreu com a marcação adversária. Lucero iniciou boa  trama pelo meio, em velocidade, e foi parado com falta de Villalba. Na cobrança da falta, Pochettimo mandou a bola na área, e Léo Aragão se esticou todo para a defesa.

Em outra oportunidade, Breno Lopes trocou passes com Sasha perto da grande área. Ele fez o cruzamento, mas Mancuso não conseguiu alcançar. Em novo lance, o camisa 88 do Tricolor finalizou de dentro da área e viu o goleiro fazer nova defesa. Assim, a Raposa foi para o intervalo com vantagem de 1 a 0.

jogadores
Legenda: Lucas Sasha, jogador do Fortaleza.
Foto: Matheus Amorim/Fortaleza EC

O Fortaleza voltou melhor para o segundo tempo e levou perigo em finalização de Pochettino, que viu a bola explodir na defesa. O Cruzeiro respondeu com Arroyo, que mandou no gol de Breno e  viu o goleiro fechar a meta. Em novo lance, Herrera ficou com a bola após erro de Lucas Silva, escapou da marcação, chutou forte, mas a bola foi para fora. 

A Raposa apareceu com Arroyo novamente, que fez lançamento para Gabi. Brenno se jogou no chão para fazer a defesa. Pouco depois, Lucas Silva aproveitou sobra de bola e chutou forte para longe do gol

O Leão do Pici teve boa chance com Sasha. Breno Lopes ficou com a bola na área e recuou para o volante, que chutou forte mas mandou por cima da trave. O camisa 88 quase empatou após tentar um gol de bicicleta. Léo Aragão, no entanto, fez a defesa. A equipe de Palermo aumentou a pressão na reta final. 

Pierre cobrou escanteio, e Brítez cabeceou para o gol. Léo Aragão se esticou para a defesa e evitou o empate do Tricolor. Em nova jogada, Marinho aproveitou saída antecipada do goleiro, tentou marcar de cobertura e mandou por cima da trave. Nos acréscimos, Gazal desperdiçou outra chance. Apesar de criar mais, o Tricolor do Pici pecou bastante na finalização e não conseguiu evitar mais uma derrota na Série A.

 

Veja como foi o tempo real:

 
Assuntos Relacionados