Conheça a LDU, rival do Fortaleza na Final da Copa Sul-Americana

O time equatoriano enfrenta o Leão no dia 28 em jogo único para a grande final no Uruguai

Legenda: A LDU busca o bicampeonato da Sul-Americana com um elenco experiente
Foto: LUIS ROBAYO / AFP
O Fortaleza conheceu, nesta quarta-feira (4), o adversário na final da Copa Sul-Americana 2023: a LDU, do Equador. O clube eliminou o Defensa Y Justicia, da Argentina, na outra semifinal e avançou para encarar o Leão em jogo único no dia 28 no Uruguai: o confronto teve placar agregado de 3 a 0, com uma vitória equatoriana em casa (3x0) e um empate (0x0), na Argentina.
 
O Diário do Nordeste apresenta detalhes da LDU, rival do Leão na disputa do título da Sula em 2023.
 

Histórico

 
A Liga Deportiva Universitaria, mais conhecida como LDU,  está no rol dos principais clubes do Equador, ao lado do Barcelona de Guaiaquil, Emelec e El Nacional. 
 
Os Albos possuem 11 títulos equatorianos, enquanto maior vencedor é o Barcelona, que tem 16 taças. Também conquistou uma Copas do Equador (2019) e duas Supercopas do Equador (2020 e 2021).
 
Legenda: A LDU tem um elenco experiente na busca pelo título da Sul-Americana
Foto: Divulgação / LDU
 
Porém, os títulos da LDU não se resume a nacionais: a equipe de Quito possui 4 títulos continentais. A principal conquista da equipe foi a Libertadores de 2008, em pleno Maracanã contra o Fluminense.
 
Um ano depois, o time conquistou a Sul-Americana, vencida também em cima do Fluminense, quando a final ainda era em duas partidas. 
 
Os dois outros títulos são a Recopa Sul-Americana em 2009 (em cima do Internacional) e 2010 (diante do Estudiantes, da Argentina).
 

Carrasco de Brasileiros

 
A LDU tem um histórico de confrontos contra times brasileiros na história, superando nossos clubes em 7 oportunidades. Santos (quartas da Sul-Americana 2004), Fluminense (final da Libertadores 2008), Internacional (Final Recopa Sul-Americana 2009), Fluminense (Final da Sul-Americana 2009), Vasco (2ª Fase da Sul-Americana 2018), Grêmio (Oitavas de Final da Sul-Americana 2021) e São Paulo (Quartas de Final da Sul-Americana 2023).
 
O detalhe é que os Albos nunca perderam uma final para times brasileiros, ao vencer duas vezes o Fluminense e uma vez o Internacional.
 
Mas vale lembrar que todos os confrontos foram disputados em ida e volta, e que a LDU é sempre muito forte em seu estádio Casa Blanca, na altitude de Quito de 2,734 metros, com capacidade para 41 mil pessoas.
 
Como a final da Sul-Americana é em jogo único, o Tricolor de Aço não precisará jogar no temido estádio.   
 

Elenco e formação

 
A LDU possui um elenco experiente. Os destaques do elenco são os atacantes Paolo Guerrero (ex-Fla e Corinthians), Jhojan Julio (ex-Santos) e os meias Alvarado e Ibarra. O volante Piovi e o goleiro Domínguez também são destaques da equipe do treinador Luis Zubeldía, argentino de 42 anos.
 
Zubeldía escala a equipe em um 4-2-3-1 com Alexander Domínguez no gol, a primeira linha de 4 formada por Leonel Quiñónez, Facundo Rodríguez, Ricardo Adé e José Quintero.
 
Legenda: A LDU tem jogadores experientes, como o peruano Paolo Guerrero (à direita)
Foto: DIVULGAÇÃO / LDU
 
Os dois volantes são Mauricio Martínez e Ezequiel Piovi.  Sebastián González joga centralizado com meia, Jhojan Julio aberto pela esquerda, Renato Ibarra aberto pela direita. Na frente o peruano Paolo Guerrero na referência do ataque. 
 
A LDU é a 4ª colocada no seu campeonato nacional com 14 pontos, mas tem um jogo a menos, e pode assumir a liderança se vencer o jogo atrasado, já que o líder Barcelona tem 16 pontos.

Campanha na Sul-Americana

A LDU disputa a Sul-Americana deste a 1ª Fase prévia. Ela teve que realizar um confronto doméstico contra o Delfin, antes de chegar até a fase de grupos. Em jogo único, os Albos golearam por 4 a 0 e avançaram.

Com a classificação, a equipe entrou no Grupo A, que tinha Botafogo, Magallanes e Universidad César Vallejo.

O time foi líder com 12 pontos, seguido pelo Bota, com 10.

Nas Oitavas de Final, eliminou no Ñublense/CHI nos pênaltis por 4x3 em Quito.

Nas quartas, venceu o São Paulo na ida na Casa Blanca por 2 a 1, perdeu no Morumbi por 1 a 0, mas venceu nos pênaltis por 5 a 4.

Nas semifinais, venceu o Defensa Y Justicia por 3 a 0 na Casa Blanca, e empatou em 0 a 0 em La Fortaleza, na Argentina.

Assim, a equipe fez 13 jogos na competição, vencendo 7, empatando 4 e perdendo duas partidas. Foram 22 gols marcados e 7 sofridos.


Veja todos os jogos

LDU 4x0 Delfín
César Vallejo 1x2 LDU
LDU 4x0 Magallanes
Botafogo 0x0 LDU
Magallanes 1x1 LDU
LDU 0x0 Botafogo
LDU 3x0 César Vallejo
Ñublense 0x1 LDU
LDU 2x3 Ñublense (4x3 Penaltis)
LDU 2x1 São Paulo
São Paulo 1x0 LDU (5x4 Penaltis)
LDU 3x0 Defensa y Justicia
Defensa y Justicia 0x0 LDU