Ceará propõe acordo ao Yokohama, do Japão, para se livrar de punição da Fifa

Vovô quer pagar um valor de entrada e o restante em parcelas

Legenda: Saulo Mineiro em entrevista coletiva no Ceará
Foto: Israel Simonton/Ceará SC

A partir de segunda-feira (1º) até o dia 19 de abril, os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro poderão contratar jogadores que estavam atuando nos campeonatos estaduais e de olho nesta janela doméstica, o Ceará fez uma proposta formal ao Yokohama, do Japão, para quitar a compra do atacante Saulo Mineiro, a fim de encerrar o transfer ban imposto pelo Fifa.

Os valores são mantidos em sigilo, mas o Diário do Nordeste apurou que a proposta do Ceará inclui um valor imediato, de entrada, que representa boa parte do montante completo, e o restante em parcelas. A diretoria do clube japonês vai avaliar e responder em breve se aceita ou não o acordo com o Alvinegro. Em caso de resposta positiva, a Fifa seria comunicada para retirar o Transfer Ban imposto ao Vovô, que poderia voltar a contratar.

O Ceará comprou Saulo Mineiro e 80% dos direitos econômicos dele em julho de 2023 por 600 mil dólares (cerca de R$ 3 milhões), mas não chegou a pagar nada ao Yokohama. A diretoria alvinegra justifica o atraso no pagamento pelo não recebimento de um repasse financeiro referente à liga de clubes ao qual é afiliado.

Por conta do débito, no dia 12 de março, a Fifa aplicou um transfer ban no Ceará por três janelas de transferências, mas em nota oficial, o clube garantiu aos torcedores que negociaria a dívida e que não haveria impactos nas futuras transferências. A diretoria promete também, quando resolver a situação, divulgar o acordo, como forma de transparência.

Caso consiga liberação do transfer ban rapidamente, o Vovô pretende agir na janela caseira de 1 a 19 de abril. A ideia é trazer, urgentemente, um goleiro e jogadores para outras posições que a comissão técnica avaliar que existe carência.