Ceará sofre Transfer Ban da Fifa e fica impedido de contratar atletas

A ação foi movida pelo Yokohama FC, do Japão, por atraso no pagamento da compra do atacante Saulo

Legenda: O atacante Saulo foi contratado pelo Ceará em 2023
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O Ceará sofreu um Transfer Ban da Fifa, punição que impede o clube de registrar novos jogadores. O clube foi notificado e emitiu uma nota nesta quinta-feira (21) sobre o caso, pontuando que o imbróglio "será resolvido". A ação foi movida pelo Yokohama FC, do Japão, referente ao atraso no pagamento da equipe cearense da compra do atacante Saulo.

A negociação foi anunciada pelo clube em julho de 2023. Na época, a gestão informou a compra de 80% dos direitos econômicos do atleta por 600 mil dólares (cerca de R$ 3 milhões), em contrato firmado até o final de 2026.

A próxima janela de transferências do futebol brasileiro ocorre entre 10 de julho e 2 de setembro. Com a sanção, até resolver essa pendência financeira, o Vovô está impedido de contratar. Assim que quitar o valor, é liberado.

Em contato com o Diário do Nordeste, o presidente alvinegro João Paulo confirmou a situação e ressaltou que a equipe busca o acordo com o time japonês para voltar a contratar até a nova janela, que ocorre durante a disputa da Série B do Brasileiro.

Na atual temporada, a diretoria alvinegra anunciou 14 reforços para a temporada: o goleiro Fernando Miguel; o laterais-direitos Raí Ramos e Rafael Ramos; os zagueiros Matheus Felipe e Ramon Menezes; os laterais-esquerdos Matheus Bahia; o volantes Jean Irmer; os meias Bruninho, Recalde, Lourenço e Lucas Mugni; além dos atacantes Aylon, Facundo Castro e Facundo Barceló.

Nota oficial do Ceará

O Ceará SC esclarece que o recente transferban será resolvido nas próximas semanas, assegurando que não haverá impactos nas futuras transferências ou no funcionamento do Departamento de Futebol Profissional.

O Clube se compromete a fornecer atualizações conforme o caso evoluir, em nome da transparência e do desenvolvimento contínuo da instituição. O trabalho de reestruturação financeira passa pela dedicação de todos e também pelo apoio da Nação Alvinegra.

Veja também