Clube tem negociações encaminhadas e deve oficializar contratações ao fim da Série A
No início de 2020, a diretoria do Ceará Sporting Club montou uma reformulação no departamento de futebol. Buscou um novo perfil de profissionais, investiu na compra de direitos federativos de atletas e colheu os frutos na Série A e Copa do Nordeste. Para 2021, o plano é mais ousado: ao menos oito reforços devem ser anunciados até o fim do Brasileirão.
Pelo curto intervalo entre temporadas, em calendário impactado pela pandemia de Covid-19, a cúpula alvinegra definiu posições que são prioridades. Com o setor de captação e análise de mercado em funcionamento, as movimentações ocorrem com crivo técnico maior.
As posições buscadas pelo Ceará no mercado
Goleiro
Lateral direito
Zagueiro
Volante
Meia
Atacante de lado
Atacante de lado
Centroavante
A cúpula alvinegra aguarda o desfecho da 1ª divisão para se pronunciar sobre qualquer situação. O objetivo é manter o foco do grupo atual e brigar por uma vaga internacional: a classificação para a Copa Sul-Americana está encaminhada e ainda chance, menor, de participar da Libertadores.
O Diário do Nordeste apurou que dentre as opções no mercado, o time tem negociações encaminhadas com o zagueiro Jordan (Botafogo-SP), além dos atacantes Yony Gonzalez (Benfica-POR) e Jael (FC Tokyo-JAP). O meia Marlon, ex-Fortaleza, teve nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Nenhum citado foi oficializado como reforço.
Nomes em negociação e contratados
ATA | Yony González - fechado
As tratativas estão avançadas. O Alvinegro chegou a um acordo com o atleta e depende, agora, de um documento de empréstimo a ser concedido pelo Benfica-POR. O atleta viria sem custos e com parte dos salários pagos pelo Vovô.
VOL | Willian Oliveira - fechado
Titular da Chapecoense, o volante tem contrato encerrado em maio e é monitorado pelo Alvinegro para a sequência do ano. Com 29 anos, disputou 36 rodadas da Série B do Brasileiro.
GOL | João Ricardo - fechado
Destaque da Série B pela Chapecoense, encerrou vínculo com o time de Condá em janeiro. Houve contato entre as partes e o Alvinegro acertou com o atleta de 32 anos, que estava livre no mercado.
ATA | Jael - fechado
O centroavante estava livre no mercado após rescindir contrato com o FC Tokyo, do Japão, e fechou com o Ceará. No futebol asiático, atuou também pelo Matsumoto Yamaga.
ATA | Felipe Ferreira - no radar
Em novembro, o Ceará encaminhou acerto com o atacante do Cuiabá. O atleta de 26 anos pertence a Ferroviária, de São Paulo. Na época, a situação não evoluiu por conta do prazo de fechamento da janela de transferência da Série A.
ZAG | Jordan - fechado
O Ceará acertou a contratação do zagueiro Anderson Jordan, um dos destaques da Série B do Brasileiro. Com 21 anos, o atleta estava no Botafogo-SP e fica no Vovô até o fim da temporada de 2021.
MEI | Marlon - fechado
Primeira contratação para a temporada 2021, o meia ex-Fortaleza ainda não foi anunciado publicamente como reforço, mas já foi registrado no BID da CBF, passando a ser oficialmente jogador do Vovô.
Análise do mercado
Assim, as buscas são conduzidas através de projeções do elenco. O time tem situações indefinidas, atletas valorizados no mercado e também com vínculos próximos do fim. As situações são analisadas e apresentam aval do técnico Guto Ferreira, que deve renovar por mais uma temporada.
Um detalhe: a qualidade dos nomes consultados é alta, com chegada de peças que podem brigar pela titularidade. O Ceará já firmou contratos e tem nomes pré-acertados, com concretização do acordo ao término da competição.
No radar, o time consultou mais nomes do mercado nacional e internacional. O goleiro João Ricardo, um dos destaques da Chapecoense na Série B, foi sondado. O mesmo cenário envolve o volante Willian Oliveira, também da Chape, e o atacante Felipe Ferreira, que defendeu o Cuiabá.