Ceará busca 8 reforços para temporada 2021; saiba as posições e os jogadores em negociação

Clube tem negociações encaminhadas e deve oficializar contratações ao fim da Série A

Ceará
Legenda: Fernando Sobral e Lima são dois dos destaques do Ceará nesta temporada
Foto: Thiago Gadelha/SVM

No início de 2020, a diretoria do Ceará Sporting Club montou uma reformulação no departamento de futebol. Buscou um novo perfil de profissionais, investiu na compra de direitos federativos de atletas e colheu os frutos na Série A e Copa do Nordeste. Para 2021, o plano é mais ousado: ao menos oito reforços devem ser anunciados até o fim do Brasileirão.

Pelo curto intervalo entre temporadas, em calendário impactado pela pandemia de Covid-19, a cúpula alvinegra definiu posições que são prioridades. Com o setor de captação e análise de mercado em funcionamento, as movimentações ocorrem com crivo técnico maior.

As posições buscadas pelo Ceará no mercado

  • Goleiro
  • Lateral direito
  • Zagueiro
  • Volante
  • Meia
  • Atacante de lado
  • Atacante de lado
  • Centroavante

A cúpula alvinegra aguarda o desfecho da 1ª divisão para se pronunciar sobre qualquer situação. O objetivo é manter o foco do grupo atual e brigar por uma vaga internacional: a classificação para a Copa Sul-Americana está encaminhada e ainda chance, menor, de participar da Libertadores.

Diário do Nordeste apurou que dentre as opções no mercado, o time tem negociações encaminhadas com o zagueiro Jordan (Botafogo-SP), além dos atacantes Yony Gonzalez (Benfica-POR) e Jael (FC Tokyo-JAP). O meia Marlon, ex-Fortaleza, teve nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Nenhum citado foi oficializado como reforço.

Nomes em negociação e contratados

ATA | Yony González - fechado

Legenda: Yony pertence ao Benfica e teve destaque no Fluminense na temporada
Foto: divulgação / Fluminense

As tratativas estão avançadas. O Alvinegro chegou a um acordo com o atleta e depende, agora, de um documento de empréstimo a ser concedido pelo Benfica-POR. O atleta viria sem custos e com parte dos salários pagos pelo Vovô.

VOL | Willian Oliveira - fechado

Legenda: Willian Oliveira, volante da Chapecoense
Foto: Márcio Cunha / Chapecoense

Titular da Chapecoense, o volante tem contrato encerrado em maio e é monitorado pelo Alvinegro para a sequência do ano. Com 29 anos, disputou 36 rodadas da Série B do Brasileiro.

GOL | João Ricardo - fechado

joão ricardo
Legenda: Goleiro João Ricardo foi destaque da Chape na Série B
Foto: Sirli Freitas/Chapecoense

Destaque da Série B pela Chapecoense, encerrou vínculo com o time de Condá em janeiro. Houve contato entre as partes e o Alvinegro acertou com o atleta de 32 anos, que estava livre no mercado.

ATA | Jael - fechado

Jael, ex-jogador do Grêmio
Legenda: Jael teve destaque ao atuar pelo Grêmio entre 2018 e 2019
Foto: Lucas Uebel / Grêmio

O centroavante estava livre no mercado após rescindir contrato com o FC Tokyo, do Japão, e fechou com o Ceará. No futebol asiático, atuou também pelo Matsumoto Yamaga.

ATA | Felipe Ferreira - no radar

Legenda: Felipe Ferreira é titular do Cuiabá e tem característica de velocidade e drible
Foto: divulgação / Cuiabá

Em novembro, o Ceará encaminhou acerto com o atacante do Cuiabá. O atleta de 26 anos pertence a Ferroviária, de São Paulo. Na época, a situação não evoluiu por conta do prazo de fechamento da janela de transferência da Série A.

ZAG | Jordan - fechado

Legenda: Anderson Jordan foi um dos destaques da Série B do Campeonato Brasileiro
Foto: reprodução

Ceará acertou a contratação do zagueiro Anderson Jordan, um dos destaques da Série B do Brasileiro. Com 21 anos, o atleta estava no Botafogo-SP e fica no Vovô até o fim da temporada de 2021.

MEI | Marlon - fechado

marlon
Legenda: Marlon saiu do Fortaleza para assinar com o Ceará
Foto: Bruno Oliveira/Fec

Primeira contratação para a temporada 2021, o meia ex-Fortaleza ainda não foi anunciado publicamente como reforço, mas já foi registrado no BID da CBF, passando a ser oficialmente jogador do Vovô.

Análise do mercado

Assim, as buscas são conduzidas através de projeções do elenco. O time tem situações indefinidas, atletas valorizados no mercado e também com vínculos próximos do fim. As situações são analisadas e apresentam aval do técnico Guto Ferreira, que deve renovar por mais uma temporada.

Um detalhe: a qualidade dos nomes consultados é alta, com chegada de peças que podem brigar pela titularidade. O Ceará já firmou contratos e tem nomes pré-acertados, com concretização do acordo ao término da competição.

No radar, o time consultou mais nomes do mercado nacional e internacional. O goleiro João Ricardo, um dos destaques da Chapecoense na Série B, foi sondado. O mesmo cenário envolve o volante Willian Oliveira, também da Chape, e o atacante Felipe Ferreira, que defendeu o Cuiabá.

Assim, o Ceará segue a crescente de investimento no futebol. No orçamento milionário, o clube destinou R$ 12 milhões apenas para a aquisição de jogadores e fortalecimento do plantel.

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte