A franquia de séries animadas "Dragon Ball" é um sucesso no Brasil e no mundo. Criada por Akira Toriyama, que teve a morte divulgada nesta sexta-feira (8), a trama conta com mais de 800 episódios, distribuídos em diversas séries — a mais recente, intitulada "Dragon Ball Heroes", lançou a última temporada em fevereiro deste ano.
A obra que conta a história de Goku e a jornada dele em busca das esferas do dragão é o trabalho mais famoso do mangaká, que faleceu deixando algumas produções não finalizadas.
Visando homenagear Toriyama e auxiliar os fãs e curiosos a começar a desvendar o universo de "Dragon Ball", o Diário do Nordeste listou a ordem na qual as produções devem ser assistidas e em quais streamings estão disponíveis (confira abaixo).
Ordem e onde assistir anime 'Dragon Ball'
O universo de Dragon Ball é complexo e conta com diversas produções. Conforme o portal Adoro Cinema, pela ordem canônica, considerada a cronológica da obra, o espectador deve começar pela seguinte ordem:
- Dragon Ball (1986), com 153 episódios: disponível em Crunchyroll e Globoplay
- Dragon Ball Z (1989), com 291 episódios: disponível em Crunchyroll e Prime Video.
- Dragon Ball Super (2015), com 131 episódios: disponível em Crunchyroll.
Além das principais, há a "versão resumida", chamada de "Dragon Ball Z Kai" (2009) — disponível em HBO Max e Globoplay —, que conta com 167 episódios e exclui fillers — capítulos que não estão originalmente no mangá e impactam pouco a trama principal.
Na ordem não canônica, ou seja, que não integra a cronologia principal, há os spin-offs e outras séries. São elas:
- Dragon Ball GT (1996), com 64 episódios: disponível em Crunchyroll.
- Dragon Ball Heroes (2018 - presente), com 53 episódios.