Ivo Gomes discute demandas com membros de movimentos sociais

O secretário das Cidades convocou a reunião a pedido do governador Camilo Santana. Os grupos apresentaram reivindicações por moradias e equipamentos

Escrito por Redação ,

O secretário das Cidades, Ivo Gomes, recebeu, na tarde desta terça-feira, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Ceará e do movimento Levante Popular da Juventude. O encontro aconteceu a pedido do governador Camilo Santana. Na noite de ontem, os titulares das pastas da Educação, do Desenvolvimento Agrário e dos Recursos Hídricos conversaram com membros do MST, após cerca de mil integrantes do grupo montarem acampamento nos jardins do Palácio da Abolição. 

Na reunião ocorrida nesta terça, os membros do MST e do Levante Popular da Juventude levaram como reivindicações a construção de moradias para famílias nos municípios de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Ibaretama, Quixeramobim e Tamboril. 

De acordo com Ivo Gomes, nas cidades citadas já existem projetos desenvolvidos para a construção dos imóveis, que estão aguardando a liberação da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. O gestor acrescentou que irá solicitar uma reunião com os bancos e construtores para que o processo seja agilizado, pois o Estado já garantiu o aporte dos recursos necessários. 

Um outro ponto levantado pelos representantes do MST foi a necessidade de fogões ecoeficientes para 6 mil famílias que vivem nos assentamentos cearenses. Conforme informou Marcelo Matos, membro da direção estadual do MST, a alta demanda dos fogões ocorreu porque os equipamentos fizeram grande sucesso nas comunidades. O secretário Ivo Gomes prometeu que tais famílias serão priorizadas no programa, assim que a licitação para a contratação dos fogões for concluída. Os aparelhos em questão eliminam a emissão de fuligem das cozinhas.

O Cidade Jardim, residencial localizado no bairro José Walter e que já acolhe mais de mil famílias também esteve dentre os assuntos da reunião. A ideia proposta pelo MST diz respeito à construção de um galpão comercial no local. A solicitação foi aprovada por Ivo Gomes, que prometeu analisá-la em próximas reuniões da Secretaria. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.