Fortaleza amanhece com chuva em diversos pontos da cidade

No Ceará, houve registros de precipitações em cerca de 30 cidades

Escrito por Marcus Peixoto ,

Fortaleza amanheceu com chuva nesta segunda-feira (8). Diversos pontos da cidade receberam precipitações, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

No Pici, local que registrou maior volume na Capital, o pluviômetro marcou 23,6 milímetros. Já na Água Fria, o registro foi de 22,2mm. Na Messejana e na região do Castelão os volumes chegaram a 17mm.

No Estado, houve chuvas em 26 municípios. Apesar das chuvas na Capital, a cidade de Sobral foi onde ficou registrado o volume mais intenso. Lá, o registro foi de 35,8 mm. Segundo levantamento da Funceme, a previsão é que haja mais chuvas nesta terça-feira (9), com predominância no Norte do Ceará, especialmente na faixa litorânea.

"Como é provável que chova mais neste mês, a expectativa é que fiquemos ainda mais próximos da média histórica", afirmou o supervisor de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz. Ele mencionou a instabilidade atmosférica como fator de grande de influência.Neste mês, que marca o fim da quadra chuvosa, as precipitações têm sido menos intensas. Historicamente, maio registra média de 90,6mm. Até esta segunda, o volume observado é de 17,mm.

Apesar de que ainda haja uma pluviometria inferior a aguardada para se inserir dentro da média, Fritz assina que a distribuição por região é também bastante distinta. Enquanto que o Sertão Central e os Inhamuns apresentam um deficit de 30%, a segunda região mais prejudicada pela irregularidade da quadra foi o Cariri, com 29,6%.

Conforme o meteorologista, as chuvas que ocorrem, principalmente, no Norte e na faixa litorânea, que compreende a faixa marinha desde o Icapuí até Chaval, são decorrentes da influência da Zona de Convergência Intertroprical. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.