Morre José Clementino, parceiro de Luiz Gonzaga

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto: Arquivo
Várzea Alegre (Sucursal de Iguatu) - Foi sepultado ontem, às 17h, no cemitério local, o compositor José Clementino, 69, parceiro de Luiz Gonzaga em oito composições de sucesso. Clementino morreu no sábado, às 21h30min, no hospital São Raimundo Nonato.

Internado ao meio-dia para tratamento de crise renal, sofreu parada cardíaca. Milhares de pessoas comparecerem ao velório, na despedida final ao conterrâneo ilustre.

Na tarde de ontem, foi celebrada missa de corpo presente na igreja Matriz de São Raimundo Nonato. Ao final da liturgia, sanfoneiros, cantores, artistas populares e a Banda de Musica do Município cantaram músicas de José Clementino. Representantes do Museu do Gonzagão participaram das homenagens.

O prefeito José Hélder Máximo decretou luto oficial por três dias. “Ela estava participando com entusiasmo da Secretaria de Cultura”, disse. “Era o símbolo da cultura popular musical do Nordeste, um orgulho do nosso município”. Era casado com dona Valdeci de Souza. O casal não teve filho.

José Clementino nasceu no sítio Juazeirinho, em Várzea Alegre, em 1936. O encontro com o cantor e compositor Luiz Gonzaga ocorreu em Crato, em 1965.

Na época, Gonzagão estava em declínio em face dos embalos da Jovem Guarda. A parceria com Clementino colocou o rei de volta às paradas. A primeira música foi “Xote dos Cabeludos”. No mesmo disco, Gonzaga gravou “Contraste de Várzea Alegre” e “Xenhenhem”.

Depois, foram gravadas “O jumento é nosso irmão” e “Capim Novo”, tema da nova da rede Globo, “Saramandaia”. No início da década de 1980, veio “Sou do banco”.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.